Brasil Ride Espinhaço | Líderes das elites repetem vitória na 3ª etapa

Enquanto na open Sherman Trezza e Lukas Kaufmann venceram de ponta a ponta, entre as mulheres a vitória de Paula Gallan e Isabella Lacerda foi definida nos quilômetros finais

A Etapa Rainha da Santander Brasil Ride Espinhaço presenteou os participantes da competição realizada em Conceição do Mato Dentro (MG), com visuais de tirar o fôlego nesta quinta-feira (16). Após os 85 km e 2.788 m de altimetria acumulada, Sherman Trezza e Lukas Kaufmann confirmaram a terceira vitória seguida na competição, sem serem ameaçados pelos principais adversários na open. Já no feminino, Paula Gallan e Isabella Lacerda venceram mais uma, contando com a falta de sorte de Letícia Cândido e da alemã Naima Diesner, que lideravam mas tiveram problemas mecânicos na última hora de prova.

Na terceira de cinco etapas da Santander Brasil Ride Espinhaço, o percurso contou com a passagem pela Cachoeira do Tabuleiro, a de maior altura do Estado de Minas Gerais e terceira maior do Brasil, com 275 metros, e também pelo Parque Natural Municipal do Tabuleiro. Um visual deslumbrante do começo ao fim, sendo comparado a paisagem de cinema pelo ciclista português Tiago Ferreira, campeão mundial e bicampeão olímpico.

“Precisamos dar os parabéns para quem pensou e desenhou esta etapa, porque estava realmente espetacular. É uma das etapas mais bonitas e completas que eu fiz até hoje, desde que faço mountain bike. Estava realmente incrível. Do início ao fim, parecia que estávamos pedalando em uma tela de cinema. O ponto de hidratação no ponto mais alto da etapa, era fantástico. Etapa Rainha perfeita. A organização está de parabéns, por nos proporcionar um dia inesquecível”, então avaliou Tiago Ferreira.

Disputa na open

Sherman Trezza e Lukas Kaufmann demonstraram que são realmente os favoritos ao título da competição inédita realizada em Conceição do Mato Dentro. A dupla liderou do começo ao fim a Etapa Rainha, sem dar chance para o azar. Após passarem com 7 minutos de vantagem no ponto de hidratação do km 63, eles finalizaram os 85 km da etapa em 4h25min42, mais de 13 minutos à frente de Ricardo Pscheidt e Leandro Donizete – 4h39min25. Agora, Sherman e Lukas lideram com folga e 23min10 para Ricardo e Leandro.

“Essa etapa valeu o ingresso. A região é fantástica e a prova foi duríssima, porque apesar das subidas, quando chegamos no planalto em cima da montanha estava muito pesado. Muitas poças d’água e bastante areia no percurso. Foi desgastante demais. Sofri como nunca neste dia”, então disse Sherman. “O Lukas fez a diferença. Ele estava muito bem. Agora vi o que ele passou na Santander Brasil Ride Bahia, quando correu lá com a costela quebrada. Agora sou eu lesionado, com meu corpo gastando muita energia para eu poder me recuperar. No km 65 até o fim comecei a sofrer, mas nos quilômetros finais eu não me lembro de ter sofrido tanto em 20 anos de ciclismo”, por fim completou.

“Verdadeira Etapa Rainha. Custei a encaixar um bom ritmo no início e aí o psicológico travou. No asfalto, o corpo reagiu e fui para frente para ditar o ritmo. Na subida mais longa, escapamos com o Pscheidt e o Donizete, que se demonstraram muito fortes. Na descida longa, conseguimos tirar uma vantagem boa e passar com folga no ponto de cronometragem (km 63). Tentei acalmar o Sherman por causa das dores, porque sei da importância de ser um parceiro paciente e que motiva”, então comentou Lukas.

Disputa feminina

Entre as mulheres, Letícia Cândido e Naima Diesner ensaiaram uma reação, mas acabaram perdendo a liderança com problemas técnicos nas bikes de ambas. As duas passaram no km 63 (ponto de cronometragem) com cerca de 4 minutos de vantagem para as duplas Marcella Toldi/Fabiana Brandão e Paula Gallan/Isabella Lacerda. Quilômetros depois, foram ultrapassadas por ambas as equipes, para terminarem no top 3. Pelo terceiro dia seguido, Paula e Isabella triunfaram em primeiro lugar na Serra do Espinhaço, com o tempo total de 5h52min12. Agora, elas ampliaram a vantagem para 10min47 em relação a Marcella e Fabiana.

“Etapa linda. Uma cachoeira incrível. Um dia que exigiu raça e cabeça. Estávamos minutos atrás das líderes e vice-líderes do dia, mas sabíamos que tinha muito até o final. Na trilha técnica da cachoeira, encostamos nas meninas (Marcella e Fabiana) e começamos acreditar. Quando vimos, passamos pela Letícia e Naima, que estavam paradas consertando a bike. Brigamos com o corpo e com a cabeça, porque ainda faltavam dez quilômetros. Chegamos bem, embora a Paula tenha tomado um tombo numa descida. Ela foi guerreira e estou bastante feliz de ter uma parceira como ela”, então disse Isabella

“Minha quinta vez na Santander Brasil Ride. Já fiz quatro vezes a ultramaratona de Porto Seguro e, com certeza, esse foi o dia mais duro de mountain bike na minha vida. Levei meu corpo ao limite, chegando um momento na prova que eu só queria cruzar a linha de chegada. Nem queria mais pensar em resultado. Fiquei próxima do meu limite e não sei o que seria de mim sem a Isabella. Cheguei ao fim muito emocionada”, assim contou Paula.

Resultados do Brasil Ride Espinhaço

Top 5 da etapa na open e na feminina:

Masculino
  1. Sherman Trezza/Lukas Kaufmann – 4h25min42
  2. Ricardo Pscheidt/Leandro Donizete – 4h39min25
  3. Carlos Henrique Paixão/Marcus Silva – 4h42min31
  4. David Rosa (POR)/Vitor Bento – 4h52min59
  5. Lucas Motta/Rodrigo Nascimento – 4h59min02
Feminino
  1. Paula Gallan/Isabella Lacerda – 5h52min12
  2. Marcella Toldi/Fabiana Brandão – 5h59min17
  3. Letícia Cândido/Naima Diesner (ALE) – 6h05min41
  4. Julyana Rodrigues/Sabrina Gobbo – 6h37min29
  5. Renata Spíndola/Miriam Shimada – 8h30min27

Top 5 acumulado após três etapas:

Masculino
  1. Sherman Trezza/Lukas Kaufmann – 7h22min11
  2. Ricardo Pscheidt/Leandro Donizete – 7h45min21
  3. Carlos Henrique Paixão/Marcus Silva – 7h52min26
  4. David Rosa(POR)/Vitor Bento – 8h07min08
  5. João Firmino/Diogo Malagon – 8h16min43
Feminino
  1. Paula Gallan/Isabella Lacerda – 9h41min52
  2. Marcella Toldi/Fabiana Brandão – 9h52min40
  3. Letícia Cândido/Naima Diesner (ALE) – 10h09min29
  4. Julyana Rodrigues/Sabrina Gobbo – 10h56min14
  5. Renata Spíndola/Miriam Shimada – 13h58min40

Fotos divulgação Brasil Ride/Fabio Piva/Alemão Silva/Nicolas Ferri

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.