12 dicas para lavar roupa de ciclismo e manter a durabilidade

roupa de ciclismo

As roupas de ciclismo são sempre muito exigidas. Camisas, bretelles, bermudas, macaquinhos, etc, que devem sempre resistir ao sol, suor, lama, mas também toda sorte do que encontrar pelo caminho pedalando. Assim as dicas baixo também fazer diferença financeira, pois sua roupas de ciclismo vão durar toda a vida útil projetada.

  1. Se for deixar a roupa de ciclismo no cesto de roupa suja, enxague apenas com agua e deixe secar antes de colocar no cesto. Se a deixarmos diretamente no cesto de roupa suja, o suor pode deteriorá-la mais rapidamente.
  2. Lave suas roupas de ciclismo separadamente e vire as roupas do avesso com costuras voltadas para fora. Não lave as roupas de ciclismo juntas com roupas de outros materiais, por exemplo, camisas de algodão, toalhas de banho, calça jeans. As cores e acabamentos usados ​​nas roupas de ciclismo podem danificar ou ser danificadas quando lavados com outras roupas.
  3. Lavar na máquina ou lavar na mão. Jamais limpe a seco, alguns produtos de lavanderia que permitem que certas peças sejam lavadas a seco é altamente prejudicial para as roupas de ciclismo. Da mesma maneira nunca seque em máquina de secar.
  4. Sempre lave em água fria. Água quente, acima dos 30 graus, pode fazer as peças perderem certas propriedades, mas até mesmo encolher.
  5. Caso use uma maquina de lavar roupa, use sempre os ciclos de lavagem delicada. Mas caso não tenha, coloque as roupas em sacos para lavagem de roupas delicadas.
  6. Enxaguar com bastante água. Assim parece logico, mas sabão de lavar roupa precisa ser todo removido para não causar problemas.
  7. Drenagem da água na máquina de lavar, o melhor é sempre o mais suave possível. As rotações das máquinas de lavar atuais costumam ser suaves e não consumam prejudicar sua roupa de ciclismo. Contudo em caso de lavagem na mão, nunca esfregue ou torça a roupa, isso pode danificar tudo.
  8. Melhor usar sabão líquidos neutros. Sabão em pó também pode, mas garanta que esteja todo diluído para não causar manchas. Mas em todos os casos somente os indicados para lavagem de roupa.
  9. Jamais use alvejante! Por mais sujas que pareçam, nunca use alvejante ou qualquer outro tipo de branqueador. Os componentes são muito fortes para as fibras dos tecidos das roupas de ciclismo.
  10. Não use amaciantes. O que poucos sabem é que a fórmula dos amaciantes contém substâncias químicas que podem ser muito agressivas. Por exemplo podem remover os tratamentos dos tecidos das roupa de ciclismo.
  11. Tente não usar máquina secadora ou secador de cabelos. Entretanto se for preciso usar, tente usar com o menor calor possível. O melhor é sempre secar na sombra, assim as cores vão durar por mais tempo.
  12. Nunca passe suas roupas de ciclismo. O calor excessivo do ferro de passar pode derreter partes as roupas de ciclismo. Como por exemplo o zíper e o refletivo.

Mas se com essas dicas você ainda tiver dúvidas, o melhor é consultar as indicações que as roupas trazem nas etiquetas ou falar diretamente com o fabricante.

Assim confira opções de roupas para ciclismo no site da Cycle7.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.