Uma das piores coisas que podem acontecer com quem pedala, independente do nível, é sofrer uma cãibra
É uma dor intensa e localizada, que pode ser muito desagradável e impossibilita o desempenho, mas também o prazer da prática do nosso esporte preferido.
o que é uma cãibra
As cãibras são um dos problemas musculares mais comuns, especialmente em atletas. Este é um espasmo ou contração involuntária em um músculo. Devido a isso, o suprimento de sangue e a chegada de oxigênio à área afetada são cortados e, em seguida, a dor chega. Além disso, a cãibra é um inimigo natural do atleta, porque a atividade muscular que acompanha o exercício produz, na ausência de oxigênio, uma acidose muscular que aumenta a sensação de dor.
As partes do corpo mais comumente afetadas são as panturrilhas, a parte de trás da coxa e o quadríceps, contudo muitos outros músculos possam ter cãibras com frequência.
Por que acontece?
O ciclismo é um esporte especialmente propenso a cãibras nos isquiotibiais (na parte de trás da coxa). Pedalar é um gesto constante e cíclico que sempre sobrecarrega os mesmos grupos musculares. Em outros esportes os movimentos são mais variados e o esforço as vezes é então distribuído por todo o corpo. Mas no caso do ciclismo alguns músculos podem sentir o esforço excessivo, manifestando-o na forma de cãibras musculares nas pernas.
Outras causas
- Falta de treino. Não ter uma boa base de treinamento e tentar fazer percursos mais longos ou igualmente difíceis do que estamos preparados.
- Desidratação pelo suor, e a consequente perda de eletrólitos. Assim é importante hidratar-se adequadamente antes, durante – a cada 15 ou 20 minutos – e após a atividade física.
- Esforço excessivo prolongado. Quando você vai a uma competição, é comum ver pessoas que levam o corpo a limites aos quais não estão acostumadas. O ritmo é adquirido através do treinamento e, de repente, aumentar a cadência a que estamos acostumados é uma das causas.
- Não ajustar a altura do selim e do guidão corretamente. Pedalar com a bicicleta não ajustada para suas medidas corporais é a causa de uma infinidade de problemas físicos, incluindo cãibras musculares.
- Pedalar em uma cadência muito lenta ou pesada. É preferível ter uma cadência de pedalada média ou alta.
- Estado físico como por exemplo: pouco descanso, estresse, o consumo de certos medicamentos ou uma dieta inadequada podem ser fatores de risco.
Como evitar uma cãibra
Embora não seja possível eliminar todas as chances de sofrer uma cãibra. Várias medidas podem diminuir consideravelmente as chances de sofrer uma.
- Um aquecimento adequado, acompanhado de alongamentos adequados ao final da prática esportiva.
- Beba bebidas com sais minerais, não apenas água.
- Meça seu esforço, um monitor de frequência cardíaca para permanecer na sua zona aeróbica o maior tempo possível.
Relaxe e descanse nos dias anteriores, cuide da sua alimentação, que deve ser rica não só em carboidratos, mas também em frutas, verduras e potássio. Não abuse do desenvolvimento e pedale de forma confortável e leve. Seguindo todas essas dicas, com certeza será mais difícil uma cãibra incomodar.
Fotos divulgação Fabio Piva / Red Bull Content Pool
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Review Capacete Lazer Sphere
- Review pneu Bontrager R1 Hard-Case Lite 700×25
- Não ao cancelamento da Copa do Mundo em Petrópolis!

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!