L’Étape Rio de Janeiro Santander entra no último lote de inscrições

L'Étape Rio de Janeiro

Evento, chancelado pelo Tour de France, conta com dois percursos pela Cidade Maravilhosa

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro recebe o L’Étape Rio de Janeiro Santander, então chancelado pelo Tour de France. O evento, que conta com a estrutura e padrão já considerados uma das melhores provas da América Latina, acontecerá entre os dias 24 a 26 de junho de 2022.

Os dois trajetos, de 46 km e outro de 102 km, passam na mesma estrada por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Que estará fechada para os ciclistas do L’Étape Rio Santander.

Mas além dos percursos os atletas podem vivenciar a experiência muito próxima ao do ciclista profissional, do momento da retirada do kit atleta no Village à chegada de prova, tudo proporcionadas pela chancela do Tour de France.

“É meu primeiro L’Étape Rio e minha primeira prova desse tipo na minha cidade. O primeiro ponto a destacar é a oportunidade de pedalar com segurança, pistas fechadas só para os ciclistas. Outro ponto é sentir o gosto de uma prova mais longa e com muitos competidores, é uma experiência que todos deveriam ter”. Então diz Allan Mehlinsky, ciclista carioca que fará sua estreia no L’Étape Rio Santander.

Trajeto pela Cidade Maravilhosa

No percurso, os atletas vão largar na Marina da Glória, seguindo pela orla em direção às famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, onde irão apreciar o nascer do sol na beira mar isolada para o ciclismo nacional.

Ao terminar a orla do Leblon, o trajeto segue direto para contornar o Jardim Botânico e iniciar uma das mais famosas subidas do Rio de Janeiro. A subida da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador, via estrada Dona Castorina; a mesma estrada por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio e que estará igualmente fechada para os ciclistas do L’Étape Rio Santander.

“Todos ansiosos por essa prova e pelo percurso que com certeza será maravilhoso e com vistas maravilhosas em todos os trajetos.”, assim conta Allan Mehlinsky.

“Eu já ouvi algumas pessoas dizendo que não pedalam para competir, e sim por lazer ou saúde. Acredito que o L’Étape é uma prova para todos, desde aquele que curte um pedal mais leve até os mais competitivos. Sem contar a oportunidade de pedalar na Cidade Maravilhosa sem carros na rua! Sem igual.”, por fim completa o ciclista, empolgado com a sua participação.

A subida

Logo no início da subida, ao passar o portal de entrada do Parque Nacional da Tijuca, inicia-se o desafio cronometrado de Rei e Rainha da Montanha Strava. A subida em direção aos “alpes cariocas” começa via estrada Dona Castorina, passando por dentro da Floresta da Tijuca, uma reserva ambiental riquíssima.

Pedalar por essa estrada subindo em direção à Vista Chinesa é vista como um dos momentos mais desafiadores e bonitos da prova. Os atletas do percurso completo seguem pelo alto das montanhas sentido Estrada da Canoas, passando pela Casa do Prefeito e descendo até o retorno da prova, no famoso Mirante de Canoas.

Ao iniciar o retorno, mais um desafio; em uma estrada de concreto, com a floresta da Tijuca no entorno e com mais inclinação, o desafio se torna ainda mais técnico. Uma pedalada que ficará na memória de todo ciclista.

Assim mais informações sobre o L’Étape Rio de Janeiro no site.

Fotos divulgação L’Étape

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.