Henrique Avancini é ouro do Pan-Americano de Mountain Bike

Pan-Americano de Mountain Bike

Henrique Avancini consagrou-se mais uma vez campeão Pan-Americano de Mountain Bike na categoria Cross Country Olímpico (XCO). Em prova disputada nesse domingo em Catamarca, na Argentina, o atleta brasileiro conquistou a medalha de ouro e levou o colocou mais uma vez o nome do Brasil no lugar mais alto do pódio.

Na sexta-feira, no Short Track, Avancini já havia conquistado a medalha de prata na competição. Naquela prova ele ficou atrás apenas do mexicano Gerardo Ulloa, enquanto o bronze foi para o chileno Martin Vidaurre.

Henrique Avancini não disputava desde 2018 o Pan-Americano de Mountain Bike. A prova, uma das mais tradicionais da América, vale pontos para o ranking mundial e olímpico.

Avancini comentou

“Estou muito contente de voltar a competir o Campeonato Pan-Americano. Pra mim foi surpreendente ver o que as pessoas enxergam em mim, os latino-americanos, o respeito e carinho que recebi do público e atletas nesses dias foi chocante, algo que eu não esperava muito. Depois de um jejum de não competir por alguns anos o Pan-Americano, eu queria muito fazer uma boa participação. Esse ano até então eu não tinha ainda sido capaz de entregar o que eu já construí na minha preparação e queria muito ter saído com bons resultados daqui”, então disse Avancini, que na sequência comentou sobre as duas provas que competiu.

Pan-Americano de Mountain Bike

“No Short Track eu fiquei muito próximo da vitória. Acredito que eu tenha feito tudo certo, mas como sempre é uma prova muito aberta, agressiva, eu acabei perdendo a prova na última volta. E no Cross Country Olímpico eu realmente queria vencer, esse era o único resultado no meu radar. Eu sabia que tinha um adversário muito forte, um cara que vem andando de forma bem expressiva na Copa do Mundo. Tive uma grande batalha com o mexicano Gerardo Ulloa, mas na quarta volta consegui fazer uma boa sequência de ataques e abri um gap considerável.”

“Nas duas últimas voltas eu tentei usar essa vantagem para tentar pilotar de uma forma mais cautelosa, poupar e trazer o equipamento até o final. Então usei os poucos segundos que tinha, as vezes ele tirava em trechos de maior risco, eu tentava repor em trechos de menor risco, e foi assim até o final. Consegui segurar a ponta e conquistar esse título Continental mais uma vez. Estou muito feliz com o resultado e com tudo o que esse evento representou pra mim”. por fim comentou o campeão.

Atleta da equipe Cannondale Factory Racing, Avancini agora volta suas atenções para a Copa do Mundo de Mountain Bike. Entre os dias 10 e 12 de junho ele disputará na Áustria a 4ª etapa da temporada.

Outros brasileiros na prova

Luiz Cocuzzi finalizou em 12° lugar, Nicolas Romão foi o 18° colocado e Edson Rezende ficou em 23° lugar. Wolfgang Soares completou na 25a posição e Mário Couto no 26° lugar.

No feminino

Na prova da Elite feminino, Letícia Cândido foi a melhor brasileira conquistando a quinta colocação. Daniela Campuzano do México, finalizou em primeiro lugar, seguida pela argentina Agustina Apaza, e a americana Kesley Urban, segunda e terceira, respectivamente.

“Essa foi a minha melhor colocação em um Pan, na categoria Elite. Fico ainda mais feliz por ter tido chances reais de brigar por uma medalha. Apesar de ter tido um pequeno problema na corrente estou terminando a minha participação extremamente contente com o top5”, foi fim destacou Letícia.

Entre as demais brasileiras, Raiza Goulão foi 6a colocada, Hercília Najara ficou na 7a posição e Aline Simões terminou em 26° lugar.

Fotos divulgação José María Cabrera

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.