Desafio das Cachoeiras reuniu ciclistas de vários municípios em Batalha

Desafio das Cachoeiras

Foi somente a primeira edição, mas, certamente, o Desafio das Cachoeiras, que aconteceu neste domingo (05), já está marcado na vida do povo de Batalha, município a 163 km ao norte de Teresina, como uma super competição de mountain bike cross country. A competição oficial da Federação de Ciclismo do Piauí, pois valeu como a 3ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Cross Country XC, foi realizada no modelo XCP, conforme as regras da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), o modelo escolhido é de provas com percurso inferior a 60 km. Em Batalha o percurso foi de quase 58 km e com muito, muito terreno encharcado e com lama e algumas passagens variando entre pedras e piçarra.

Logo depois da largada, que aconteceu na entrada do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, a 15 km do centro de Batalha, os mais de 250 ciclistas fizeram um deslocamento curto no asfalto até o início do trecho cronometrado do percurso, que já começou com single-track, passagem por riachos e logo antes da passagem pela Cachoeira dos Almeidas, a segunda avistada no percurso, um trecho de pouco mais de mil metros foi um dos mais desafiadores, principalmente para as categorias amadoras, ou seja, atletas que não disputam o campeonato piauiense de MTB e nem são federados. O trecho em questão era de muita lama e água, devido às fortes chuvas que caem há pelo menos três dias em Batalha.
A prova não tinha muita altimetria, mas várias passagens por riachos, alguns cheios devido às chuvas e alguns trechos com muitas pedras e piso de piçarra, que gera mais desgaste físico até para os atletas que disputam as categorias oficiais, como os másteres masculino e feminino, elite, infanto-juvenil, juvenil e sub-30. Houve seis desistências, a maioria por quebra de equipamento.

Com uma prova técnica e de muitas paisagens bonitas, com trechos passando por povoados, cenários que lembram savanas e muito capim, além de florestas de carnaubais e de babaçu, os atletas enfrentaram subida de ponte de madeira e no final, muitos elogios pela escolha do percurso. “Prova muito top, adorei, corri na categoria open, mas infelizmente tive que abandonar porque a roda bateu em uma pedra e furou a calha do pneu”, disse Samuel Santos, que mora em Capitão de Campos e esta disputando pela equipe Piripiri Team, que levou mais de 20 ciclistas para a prova.

Equipe APC, que significa Associação Piauiense de Ciclismo e Cicloturismo, e conta com muitos atletas de Teresina, entre federados e amadores, é formada há pelo menos uma década e levou pelo menos 10 atletas, entre eles o campeão da categoria Peso Pesado, o vereador de Teresina Venâncio Cardoso. O município de Barras, que fica próximo a Batalha, levou 12 ciclistas para o Desafio das Cachoeiras e no final elogiaram o percurso e a organização da prova. A Equipe Mapinguari Pedal esteve representada por sete barrenses, que elogiaram o percurso escolhido pela Federação de Ciclismo.

Com realização da Fundação Quixote, o evento teve muita cultura, com show de humor, musical, que agitou Batalha desde sexta-feira. A premiação do Desafio das Cachoeiras contou com show de forró e pé de serra às margens da Cachoeira do Urubu. O prefeito de Batalha, José Luís Machado, disse que pode inserir o evento no calendário anual do município. Os três melhores colocados de cada categoria, que premiou com troféu os cinco primeiros, receberam premiação em dinheiro, no total de R$ 15 mil. O Desafio das Cachoeiras tem realização da Fundação Quixote, supervisão da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP e Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC. Coprodução: X-Brasil. O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação – CCOM e Prefeitura Municipal de Batalha. Apoio: Vereador Venâncio.

Fotos divulgação Desafio das Cachoeiras / Marcia Cristina

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.