Shimano Fest cresce para receber mais público e parceiros em 2022

Shimano Fest 2022

No retorno ao formato presencial, maior festival de bike da América Latina contará com 240 marcas e espera receber mais de 50 mil pessoas, aumento de 10% e 20% em relação a 2019, respectivamente

Faltam menos de dois meses para a abertura do Shimano Fest 2022. E o maior festival de bicicleta da América Latina tem 97% dos espaços para expositores reservados. Quando chegar a 100%, marca que deve ser atingida nos próximos dias, registrará um aumento de 10% em relação ao último evento presencial, em 2019. Serão 240 marcas contra as 220 registradas há três anos, antes da pandemia forçar a realização de uma edição on-line, em 2021.

O Shimano Fest 2022 será entre os dias 18 e 21 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e a expectativa da organização é receber cerca de 50 mil pessoas na capital paulista. Em 2019 foram 42.5 mil, dessa maneira crescimento de quase 20% em relação a edição presencial anterior. Para acomodar um público maior e o aumento no volume de marcas e parceiros comerciais, o evento passou por reformulação estrutural e ganhou uma área de exposição das empresas 60% maior que há três anos, passando de 2.293 m2 para 3.700m2.

“Tradicionalmente, o Shimano Fest sempre movimentou o mercado e reuniu as marcas do segmento. Com essa retomada presencial, nos preparamos e trabalhamos para receber tanto os players tradicionais como novas empresas, muitas deles em franco desenvolvimento com o despertar do interesse pela bicicleta após o período de isolamento gerado pela pandemia. É possível perceber uma euforia geral em torno do nosso festival e os números refletem essa realidade”, então afirma Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America.

Nova marca

Giancarlo Clini, CEO da Scott, confirma que a expectativa para o Shimano Fest é grande após três anos sem um grande evento presencial.

“Acreditamos que, justamente por conta desse período de afastamento, o mercado deve comparecer em peso ao evento. Nós, da Scott, além dos produtos da linha, vamos expor uma Spark utilizada pelo Nino Schurter, juntamente com o uniforme que ele usou quando venceu a etapa da Copa do Mundo de Petrópolis, em abril”, assim afirma o empresário, referindo-se ao suíço, nove vezes campeão mundial e considerado o maior ciclista de mountain bike da história.

Flay cresceu na pandemia – Alexandre Bortoloci, do Desenvolvimento de Produtos da Flay, é um estreante no evento.

“Nossa expectativa é muito grande. Somos uma empresa nova, que teve início praticamente no meio da pandemia e, agora que estamos estruturados, precisamos mostrar para o mercado o que fazemos e que estamos prontos para atender grande parte do mercado nacional. Por isso o Shimano Fest 2022 foi escolhido para ser nosso grande passo para nos mostrar ao mercado da bicicleta. É nossa primeira vez e acreditamos que será um ótimo evento”, então afirma.

“Acreditamos que vamos entrar em grande parte do mercado de montadores, distribuidores, atacadistas e lojas especializadas. Como temos produtos para todos estes segmentos, o Shimano Fest é o ponto de encontro nacional do segmento. Tem também muitos consumidores e será de grande importância também para apresentar nossa marca”, assim comentou.

“Devido a grande demanda na pandemia, tivemos um ótimo desenvolvimento devido ao volume de vendas, mas também tivemos muitas dificuldades por falta de matéria prima e o grande aumento de preço. Mesmo assim, conseguimos investir em novos equipamentos, contratamos mão de obra especializada para criar nossa linha de rodas e quadros”, por fim relata.

Crescimento

O crescimento de 2022 acompanha uma curva ascendente e que não sofreu abalos com a pandemia. Comparando os números do Shimano Fest entre 2018 e 2019, é possível mensurar a parte mais recente desse desenvolvimento. O número de visitantes subiu 30%, passando de 32.5 para 42.5, enquanto a participação das marcas aumentou 16%, de 190 para 220. Já o maior salto registrado foi o de volume de negócios, com incremento de 169%, partindo de 13 milhões de reais para 35 milhões. Outro ponto importante foi a doação de 5 toneladas de alimentos (aumento de 10% em relação ao ano anterior).

A organização do Shimano Fest 2022 segue trabalhando para fazer do festival um marco na retomada dos eventos presenciais. Por isso, conta com oportunidades diversificadas para patrocinadores e parceiros, que podem ser consultadas pelo e-mail contato@shimanofest.com.br.

Short Track abre inscrições

Mas além do business e novidades na Expo, com bikes e acessórios, o Shimano Fest 2022 contará com várias arenas, como a Radical, Diversidade, Kids, Pesca e auditório Protect our Playground, e atividades como shows. Além da tradicional competição de MTB Short Track do Memorial, que já abriu inscrições. O sábado (20) será reservado para as categorias amadoras feminina e masculina. Por fim no domingo (20), o público verá, de perto, os principais atletas de MTB do Brasil competindo dentro do Memorial na Barra Funda. Os bikers interessados em participar devem fazer a inscrição no site do organizador da prova, Márcio Ravelli, www.gpravelli.com (vá na aba GP Ravelli).

Pedalando por um futuro melhor

Preservação ambiental e apoio aos novos ciclistas são os temas centrais da edição 2022 do Shimano Fest. Além de promover a conscientização para a necessidade da melhor utilização da energia e recursos naturais, redução na emissão de poluentes e reutilização de resíduos, o evento vai além. Então convidou Mariana Mennato, fundadora do Projeto Seu Lixo Meu, para ministrar palestras sobre o tema, além de consultoria para empresas do setor sobre conscientização ambiental.

Para a nova comunidade de ciclistas que surgiu nesses dois anos de restrições durante a pandemia, o Shimano Fest vai oferecer todo um ambiente voltado para o objetivo de transformar essa paixão pelo pedal em amor eterno. Assim por meio de informação, atividades e produtos, o evento ajudará os novos ciclistas a melhorar sua experiência tanto em relação à locomoção urbana quanto aos momentos de lazer e esporte sobre duas rodas.

SERVIÇO

Shimano Fest 2022
18 a 21 de agosto – Memorial da América Latina

Assim mais informações no site.

Fotos divulgação Shimano Fest / Fernando Siqueira

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.