Abraciclo reduz expectativa de produção de bicicletas

abraciclo - Produção de bicicletas

Nova estimativa é de que sejam fabricadas 750.000 unidades no Polo Industrial de Manaus – PIM, volume bem próximo ao registrado no ano passado

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo revisou sua estimativa de produção de bicicletas para este ano. A nova perspectiva é fechar o ano com 750 mil unidades produzidas, volume muito próximo ao registrado em 2021 (749.320 bicicletas). A expectativa inicial anunciada era fabricar 880 mil bicicletas.

O vice-presidente do segmento de bicicletas, Cyro Gazola, afirma que o segmento registrou, em dois anos consecutivos, aumento significativo na demanda pelo modal utilizado nas mais diversas formas como transporte individual, instrumento de trabalho e lazer.

“Esse foi um movimento que aconteceu no mundo inteiro, principalmente no Brasil. Hoje passamos por uma nova realidade e estamos adaptando a produção para atender a nova demanda”, então explica. “As bicicletas de entrada, que tiveram um “boom” de vendas nos últimos dois anos, agora têm uma procura menor, enquanto os modelos de médio e alto valor agregado tiveram aumento significativo na demanda”, completa.

Diante desse cenário, as fabricantes estão trabalhando para ajustar suas linhas de produção e negociando com toda a cadeia logística para atender ao novo momento do mercado. Gazola explica que esse reajuste de produção, no entanto, não acontece de uma hora para a outra e requer um novo planejamento bastante minucioso.

Além disso, o segmento continua impactado pela escassez de peças e componentes, um problema global que atinge diversas fabricantes. Cerca de 50% dos insumos são provenientes de fornecedores mundiais, principalmente do continente asiático. Entre os componentes que estão em falta, destacam-se sistemas de freios, sistemas de transmissões, suspensões e selins.

Fonte: Associadas Abraciclo
Resultados do primeiro semestre

No primeiro semestre produziram 335.744 bicicletas, volume 5,6% menor ao registrado no mesmo período do ano passado (355.717 bicicletas). Em junho, 48.210 unidades fabricadas, recuo de 15,2% na comparação com maio (56.845 bicicletas) e de 27,8% em relação ao mesmo mês do ano passado (66.774 unidades).

Ao avaliar o cenário atual, o executivo da Abraciclo afirma que a bicicleta está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

“O modal virou sinônimo de mobilidade segura, sustentável e saudável, e muitas pessoas incorporaram o hábito de pedalar no seu dia a dia. O Brasil adotou a bicicleta aos seus hábitos de vida. Pedalar está se tornando um programa de família cada vez mais difundido”, assim ressalta.

Fonte: Associadas Abraciclo
Produção por categoria

Com 214.025 unidades, a Moutain Bike (MTB) foi a categoria mais produzida nos seis primeiros meses do ano. Esse volume corresponde a 63,8% da produção das fabricantes do PIM.

“A MTB é a preferida pelos brasileiros por ser mais versátil. Apesar de terem sido desenvolvidas para uso em terra, encaram com facilidade o asfalto da cidade, mesmo rodando em trajetos e pisos irregulares”, então afirma o vice-presidente do segmento de bicicletas.

Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer (90.314 unidades e 26,9% do volume produzido), seguida pela Infanto-Juvenil (22.187 bicicletas e 6,6% da produção).

Ao fazer uma análise da produção de bicicletas por categoria, Gazola destaca as bicicletas elétricas. Há três anos, o modelo representava apenas 0,3% do volume produzido no primeiro semestre. Hoje esse índice é de 1,6%.

“A bicicleta elétrica é uma opção para quem quer aderir ao transporte limpo e sustentável. Excelente alternativa de mobilidade urbana, é tendência de vendas em todo o mundo, representando mais de 50% das vendas de bicicletas no mercado europeu”, por fim explica.

A MTB é igualmente líder no ranking mensal de produção. Em junho, 27.340 bicicletas saíram das linhas de montagem, o que corresponde a 56,7% do volume total fabricado no PIM. Na sequência, ficou a Urbana/Lazer (14.028 unidades e 29,1% da produção), seguida pela Infantojuvenil (5.331 bicicletas e 11,1%).

Fonte: Associadas Abraciclo
Distribuição por região

No acumulado do ano, em primeiro lugar, a região Sudeste foi a que recebeu o maior volume de bicicletas fabricadas no PIM. Foram enviadas 198.052 unidades, o que corresponde a 59% do total fabricado. Em segundo lugar, ficou a região Sul (66.275 bicicletas e 19,7% da produção). Na sequência, vieram o Nordeste (31.696 unidades e 9,4%), Centro-Oeste (22.897 bicicletas e 6,9%) e Norte (16.824 unidades e 5%).

Em termos porcentuais, o maior crescimento foi registrado na região Norte, com alta de 32,6%. No primeiro semestre de 2021, os estados ficaram com 12.684 bicicletas produzidas em Manaus.

No ranking mensal, a liderança também é da região Sudeste que recebeu 26.757 bicicletas, o que corresponde a 55,5% da produção. O segundo lugar ficou com a região Sul (7.298 unidades e 15,1% do total fabricado), seguida pelo Nordeste (4.946 bicicletas e 10,3%), Norte (4.876 unidades e 10,1%) e Centro-Oeste (4.333 bicicletas e 9%).

Foto divulgação Abraciclo

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.