O Instituto Aromeiazero organiza e se responsabiliza pelo frete que fará a retirada das bicicletas na data pré-estabelecida e acordada entre todos
É bastante usual encontrar locais lotados de bicicletas negligenciadas, abandonadas por antigos residentes ou por donos que acreditam que não é rentável repará-las. Estas bicicletas, muitas vezes penduradas e cobertas de poeira, acabam consumindo espaço, geralmente já escasso. Então, qual é a solução para esse problema?
O Instituto Aromeiazero vê essas bicicletas, independentemente de seu estado de conservação, como uma ferramenta para a transformação social. A ONG promove desde 2011 a campanha “Bike Parada Não Rola”, cujo objetivo é coletar bicicletas abandonadas.
Assim as bicicletas recolhidas vão para os programas como: o “Viver de Bike”, que proporciona aos residentes conhecimentos sobre mecânica e economia solidária, e o “Rodinha Zero”, que tem como objetivo promover o desenvolvimento completo de crianças, ensinando-as a pedalar com independência e segurança, sem necessidade de rodinhas auxiliares.
O Instituto fornece suporte e material de divulgação para que gerentes e administradores possam conscientizar os moradores sobre a importância dessas doações, estabelecendo um prazo para identificação e subsequente remoção gratuita das bicicletas negligenciadas.
Uma bicicleta inutilizada pode ser um problema para os edifícios, mas nas mãos de crianças e adolescentes, pode se transformar em uma oportunidade. O Aromeiazero tem como meta coletar mil bicicletas até o final de 2023, impactando positivamente vidas por meio de seus projetos sociais.
Como fazer
O procedimento para doar é simples. Os interessados poderão se cadastrar no portal, após o qual o Aromeiazero entrará em contato para avaliar a quantidade de bicicletas para doação e definir um cronograma para a campanha.
Atualmente, a campanha “Bike Parada Não Rola” abrange as cidades de São Paulo, Macaé e Rio de Janeiro, contando com a colaboração do Pedala Queimados.
Os residentes de São Paulo podem entregar suas bicicletas ou partes e acessórios no CDC Arena Radical, um Centro Esportivo Comunitário localizado no bairro da Vila Olímpia, na Praça Augusto Rademaker Grunewald, nº37, entre 14h e 18h. Para aqueles que moram em Macaé, as doações podem acontecer no Bicibase, localizado na Rua Cento e Sete – Pq. Aeroporto.
Assim mais informações no site ou entre em contato com juliana@aromeiazero.org.br ou ainda através do WhatsApp: (11) 96320-4555.
Foto divulgação Leo Sacchi / Pexels
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Camisa manga longa e bermuda Cycle7 – Lançamento 2023
- Soul SL 929 Gravity | Minha nova MTB
- Avaliação Vittoria Air Liner light. Como ficou após o uso?

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.