A Union Cycliste Internationale (UCI) recentemente proclamou que Châtel, Haute-Savoie (França), será o palco do primeiro Campeonato Mundial de Snowbike, agendado para os dias 10 e 11 de fevereiro de 2024. Este novo evento representa outra adição à série de campeonatos da UCI, conhecidos pelas suas camisas arco-íris. Mas também é um esforço para manter o interesse dos entusiastas do ciclismo durante o período de inatividade da modalidade.
Duas disputas
A UCI propõe duas formas de competição para a modalidade Snow Bike, ambas com forte influência do esqui alpino e que acontecerão em ambientes de resorts de esqui: o Super-G e o Dual Slalom.
As corridas Super-G ocorrerão em trajetos com neve, onde os competidores enfrentarão um declive vertical entre 350 e 650 metros. A pista será demarcada com portões distantes entre 20 e 25 metros uns dos outros, pelos quais os ciclistas deverão passar, similarmente ao que ocorre no esqui alpino.
Já o Dual Slalom, que tem paralelos com as modalidades de slalom no snowboard e esqui alpino, será uma competição composta de várias eliminatórias onde dois pilotos disputam simultaneamente em duas pistas paralelas de slalom (descida). Assim cada corrida terá duração aproximada de trinta segundos.
"A atribuição do primeiro Campeonato Mundial de Snow Bike da UCI significa um momento chave na estruturação da disciplina a nível mundial. Este desporto de inverno é uma nova adição às especialidades de BTT que há vários anos têm vindo a crescer fortemente no setor do turismo e são cada vez mais praticadas da Primavera ao Outono." comentou o presidente da UCI, David Lappartient.
O Campeonato Mundial de Snowbike da UCI será disputado em mountain bikes DH e ciclistas licenciados por uma Federação Nacional afiliada à UCI podem participar.
Vejo o vídeo de apresentação
Fotos divulgação UCI
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Camisa manga longa e bermuda Cycle7 – Lançamento 2023
- Soul SL 929 Gravity | Minha nova MTB
- Avaliação Vittoria Air Liner light. Como ficou após o uso?

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.
