WTR On Campos do Jordão reuniu mais de 700 participantes

wtr

Etapa paulista do calendário se destacou pelas ações sociais e de sustentabilidade, além de sorteio e das atrações da Arena WTR. Domingo foi a vez do MTB, com trilhas pesadas. No sábado ocorreram as disputas do Trail Run.

No domingo, dia 3 de setembro, os competidores de Mountain Bike desafiaram trilhas exigentes em Campos do Jordão na WTR On. Essa emocionante corrida é a penúltima etapa da temporada 2023 da World Trail Races (WTR) e contou com a organização conjunta da 213 Sports e da Speed Eventos Esportivos.

No evento, os participantes contaram com percursos desafiadores de 27 km e 51,5 km. As condições de muita lama e sol forte criaram um ambiente propício para os corredores testarem seus limites em trilhas técnicas e com elevado desnível, ultrapassando a marca dos 1.800 metros de altimetria.

“O percurso de Mountain Bike em Campos do Jordão é o mais técnico da temporada e exige muita atenção dos atletas. Nesta madrugada choveu muito e as trilhas estão com muita lama, o que deixou o terreno bem pesado”, explicou Rodrigo Isaac, sócio da Speed Eventos Esportivos e Diretor Técnico da prova.

A largada ocorreu na Arena WTR, montada no Parque Capivari, e o percurso levou os ciclistas por trilhas que ofereceram vistas panorâmicas da Serra da Mantiqueira e exigiram um pedal forte.

“Prova muito dura, como tem que ser. Quanto pior, melhor”, explicou o atleta Gusmar Júnior, integrante do Squad WTR. “O início foi muito técnico, levei um capotaço que tirou um pouco a confiança, mas faz parte do esporte. Consegui me recuperar, vim buscando energia, buscando força - as subidas não acabavam - mas no final deu para chegar no Top 5 e me diverti bastante”, comemorou Gusmar, que garantiu a segunda colocação na categoria Pro 51,5km.
Vencedora da categoria Light 27km, a ciclista Caroline Ramalho Pacheco Bento também teve que superar quedas para conquistar o pódio. “Cai, me ralei, minha corrente está estragada, não consegui nem vir na marcha leve, mas consegui!”, celebrou.
“Prova muito bacana, bem dura, mas é o puro MTB. Trilha raiz, buracos, no meio da mata. É disso que a gente gosta. Parabéns à organização. É minha primeira vez aqui na WTR e com certeza estarei presente em outras provas”, afirmou o quinto colocado da categoria Light 27km, o estreante na WTR, Marco Aurelio Apolinario de Andrade.
Vencedores

Na categoria Light 27km, em primeiro lugar o ciclista Murilo Barbosa Silva de Carvalho, que terminou o percurso em 1h39m37seg. Entre as mulheres, em primeiro lugar, Caroline Ramalho Pacheco Bento, finalizando com 2h40min17seg.

Já no percurso Pro 51,5km, Anderson Souza da Silva levou a melhor entre os homens, terminando a prova em primeiro lugar com 3h17min53seg. No feminino, a ciclista Nívia Maria Apolinário de Andrade em primeiro lugar com tempo de 5h15min10seg.

Desafio da montanha

No Desafio WTR Zerando a Montanha, Anderson Souza garantiu a vitória com um tempo de 29min19seg, enquanto a ciclista Lilian Perrenoud levou a melhor entre as mulheres, com um tempo de 33min47seg. Eles levaram para casa uma premiação especial oferecida pela Strava e pela Mombora. Pensando em apoiar os atletas em seus treinos, dessa maneira a WTR, em parceria com a renomada ciclista Patrícia Loureiro, realizou ainda um sorteio de dois cursos de pilotagem na escola mantida pela profissional, que é 12 vezes Campeã Brasileira e Bicampeã Mundial Master.

Além das disputas de Mountain Bike no domingo, a WTR On Campos do Jordão teve no sábado (2/9) as disputas de Trail Run, com percursos de 6km, 18km, 37,7km e 53,5km. O evento contou ainda com a Kids Race, que desperta nas crianças a paixão pelos esportes de montanha desde pequenos. Eles tiveram aquecimento antes da prova, com a presença de animadores e recreadores.

Etapa paulista do calendário WTR

Primeiro destino da World Trail Races fora do estado do Rio de Janeiro, Campos do Jordão recebeu pelo segundo ano consecutivo a prova. Neste ano, a novidade ficou por conta da Arena WTR, que foi montada no famoso Parque Capivari, uma das principais atrações da cidade.

Para Pedro Dau de Mesquita, Co-CEO e Diretor Comercial da 213 Sports, a cidade ofereceu uma experiência incrível para os atletas e familiares que prestigiaram o evento. “Campos do Jordão tem uma estrutura incrível, com uma rede de hotelaria, serviços e entretenimento com atrações para todas as idades. Neste segundo ano da liga na cidade, tivemos o privilégio de montar a Arena no Parque Capivari, um local incrível, com teleférico, roda gigante e muitas atrações que tornaram o evento ainda mais especial. Tivemos um público muito expressivo, de mais de 700 atletas e certamente estaremos aqui novamente em 2024”, afirmou.
Sustentabilidade

O evento contou ainda com diversas ações sociais e de sustentabilidade, que assim visam preservar a natureza local. Em parceria com a Terra Campos, a WTR faz a gestão de todos os resíduos gerados pelo evento. A Terra Campos realizou também ações de conscientização ambiental na Arena, explicando como é feita a separação de resíduos e a coleta seletiva de materiais, além de atividades educacionais para as crianças presentes.

Mas os esforços de sustentabilidade da Liga não pararam por aí. Em parceria com a Ciclou, a WTR desenvolveu uma coleção de produtos produzidos com as lonas das etapas anteriores. São malas, mochilas, necessaires e carteiras desenvolvidas por artesãos brasileiros.

A Liga organiza ainda uma arrecadação de materiais esportivos, como roupas, tênis e acessórios – novos ou usados. Então destinados à comunidade local, como forma de incentivar a prática dos esportes de montanha nas cidades por onde passa. Na etapa de Campos do Jordão, a arrecadação foi a maior da história da WTR até o momento.

Além de ponto de largada e chegada das competições, a Arena WTR ofereceu nos dois dias muitas atrações para os atletas e familiares, como food park, show de bandas locais, Loja WTR, ativação de marcas parceiras, além de recovery para corredores, com massagem e crioterapia gratuita também para o público.

A temporada 2023 da World Trail Races terá sua última parada em Petrópolis (RJ), no Vale das Videiras, nos dias 25 e 26 de novembro. As inscrições podem ser realizadas através do site oficial do evento.

Confira abaixo todos os resultados de Mountain Bike – 3/9

Mountain Bike Light 27km

Masculino
  1. Murilo Barbosa Silva de Carvalho: 1:39:37.34
  2. Wagner Augusto da Silva Santos: 1:49:16.36
  3. Andre Teixeira Costa: 2:01:41.62
  4. Valmor Giuseppe Leonardo Lundgren Fiamoncini: 2:01:54.13
  5. Marco Aurelio Apolinario de Andrade: 2:10:15.92
Feminino
  1. Caroline Ramalho Pacheco Bento: 2:40:17.71
  2. Josiane Vanoni Presotto: 2:43:30.46
  3. Viviane Eiras: 2:55:27.50
  4. Maria de Fatima Vieira: 3:06:38.02
  5. Lais dos Santos Ozildio: 3:18:24.78
  6. Mountain Bike Pro 51,5km

Mountain Bike Pro 51,5km

Masculino
  1. Anderson Souza da Silva: 3:17:53.53
  2. Gusmar Soares de Oliveira Júnior: 3:25:14.80
  3. Rafael Felipe de Souza Oliveira: 3:41:40.86
  4. Bruno Henrique da Silva: 3:47:27.10
  5. Anderson Macedo de Carvalho: 3:56:25.36
Feminino
  1. Nívia Maria Apolinário de Andrade: 5:15:10.54
  2. Lilian Perrenoud: 5:19:30.06
  3. Patrícia Cavalcante: 6:12:25.66
Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava – Mountain Bike

Vencedor masculino: Anderson Souza da Silva – 29min19s
Vencedora feminino: Lilian Perrenoud – 33min47s

A classificação completa de todas as provas estão disponíveis aqui.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.