Cyclophonica – Orquestra de Bicicletas realiza três apresentações na mesma semana

bicicletas

Os concertos itinerantes acontecem na Penha, Pedra de Guaratiba e Jacarepaguá, na programação do edital Foca

A Cyclophonica – Orquestra de Bicicletas – um grupo musical único, montado em bicicletas com instrumentos originais especialmente criados e adaptados, tem três emocionantes apresentações na mesma semana. Prepare-se para os concertos imperdíveis: no dia 10, na Praça Santa Emiliana, no IAPI da Penha, como parte da incrível programação da Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró. N dia 12, em Pedra de Guaratiba, como parte das festividades na Arena Carioca Abelardo Barbosa Dia 16, na Praça do Barro Vermelho, perto da vibrante Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim, no Pechincha, em Jacarepaguá. Marque essas datas na sua agenda e venha vivenciar a música de uma maneira totalmente única!

No dia 10, a apresentação começa às 11h e o ponto de encontro será em frente ao GREIP, localizado na Rua Santa Engrácia, na altura da Praça Santa Emiliana, na Penha. Dia 12, o início está marcado para 15h e o ponto de encontro será em frente à Arena Carioca Abelardo Barbosa, de onde o grupo parte em passeio sonoro com escolas da região. Por fim dia 16, a apresentação será pela manhã, também começando às 11h, com ponto de encontro na Praça do Barro Vermelho, no Pechincha.

O projeto Cyclophonica

Orquestra de Bicicletas foi contemplado no edital Foca, da Secretaria Municipal de Cultura e, ao longo desta edição, estão previstos cinco concertos ciclísticos musicais nas zonas norte e oeste da cidade, em atenção a localidades das Arenas e Lonas Culturais da Prefeitura do Rio. As apresentações incluem passeios e performances por ruas, praças e parques, dentro da programação dos equipamentos culturais. O projeto teve início com uma homenagem especial ao compositor alagoano Hermeto Pascoal, padrinho do grupo, com performance realizada no dia 19 de agosto, em Bangu, que contou com a presença do músico.

As apresentações contribuem para o acesso à arte e cultura em zonas atualmente menos atendidas. O repertório do grupo inclui canções indígenas, música popular e erudita, além de sucessos de músicos ligados às localidades por onde passam e também aqueles que dão nome aos equipamentos municipais.

O grupo de músicos da Cyclophonica toca enquanto pedala e o público das apresentações pode também participar pedalando, interagindo, filmando e até mesmo improvisando com seus instrumentos. Em média, as apresentações têm duração de uma hora, em que são percorridos aproximadamente 10 km.

Além das três datas previstas para a segunda semana de setembro, a Cyclophonica fará a última apresentação do projeto Foca no dia 23 de setembro na Feira da Pavuna e entornos em passeio que encerrará a temporada na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Sobre a Cyclophonica

A Cyclophonica – Orquestra de Bicicletas é o único grupo do mundo que produz música montado em bicicletas, com instrumentos originais criados e adaptados. O grupo nasceu em 1999, na cidade do Rio de Janeiro, criado pelo músico e professor Leonardo Fuks. Com uma equipe composta por 10 músicos profissionais excepcionais, a banda tem se dedicado incansavelmente à música desde o seu início. Nos 24 anos de atividades, a Cyclophonica estabeleceu uma formação coesa e extremamente qualificada e estreitou vínculos com diversos espaços, personalidades, comunidades e projetos de cultura e ciclismo no Brasil e no mundo.

A Cyclophonica é uma orquestra móvel que realiza apresentações em vias públicas, teatros e festivais. Com mais de 300 shows já realizados, a proposta artística questiona as fronteiras entre música erudita e popular, atraindo um público diversificado de todas as idades. As performances envolvem o público de forma descontraída, incentivando a participação através de pedalar, tocar instrumentos e criar. A iniciativa compartilha valores de educação, tolerância, respeito e fraternidade.

Apresentações Cyclophonica

Data: 10 de setembro
Horário: 11h às 13h
Local: Praça Santa Emiliana (IAPI da Penha) e entornos.
Ponto de encontro: GREIP da Penha (Rua Santa Engrácia)

Data: 12 de setembro
Horário: 11h às 13h
Local: Arena Carioca Abelardo Barbosa e alunos da escola Rivadávia
Ponto de encontro: em frente à Arena Carioca Abelardo Barbosa, de onde o grupo parte em passeio sonoro com escolas da região.

Data: 16 de setembro
Horário: 11h às 13h
Local: Praça do Barro Vermelho, em frente à Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim, no Pechincha, Jacarepaguá
Ponto de encontro: Praça do Barro Vermelho, no Pechincha.

Ficha Técnica:
Coordenação geral e direção do grupo: Leonardo Fuks
Direção de produção e projeto: Denise Padilha
Assessoria de comunicação: Lead Comunicação
Produção executiva: Festim Produções
Músicos da Cyclophonica: Beto Bonfim; Cosme Silveira; Deborah Levy; Denise Padilha; Gabriel Guenther; Leonardo Fuks; Manoela Marinho; Sérgio Magalhães; Sérgio Naidin; Sheila Zagury e convidados.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.