Umas das maiores provas de ciclismo amador da América Latina terá mais de 3.500 atletas e calor acima do esperado neste domingo (24)
A previsão do tempo para o L’Étape Campos do Jordão neste domingo (24) indica temperaturas acima da média para o mês de setembro no Vale do Paraíba.
Em resposta às mudanças climáticas de 2023, a organização da prova está reforçando os pontos de hidratação nos dois trajetos disponíveis, de 107km ou 66km, com elevações de 2.300m e 1.300m, respectivamente. A primeira largada está agendada para as 6h, e serão disponibilizados mais de 18 mil litros de água para o evento.
Os termômetros devem marcar uma mínima de 17 graus e uma máxima de 26 graus, quase 10 graus acima da temperatura registrada na edição de 2022 no mesmo local e época do ano. Estima-se a participação de 3.600 atletas de diferentes regiões do país na competição.
''L'Étape olha cada vez mais para situações extremas e nós como organizadores precisamos estar atentos. Muito frio ou muito calor impactam nos atletas. Por isso, toda parte de hidratação, a refrigeração de bebidas e alimentos terão reforço neste fim de semana. A parte médica também está pronta para agir em caso de necessidade, principalmente em relação à desidratação'', disse Fernando Cheles, diretor de prova. ''Mesmo sendo uma região de montanha, a temperatura deverá estar acima. E quanto mais esforço para subir os mais de 2.000 metros de altimetria acumulada, a sensação de esforço é acentuada. Nosso objetivo é garantir a melhor experiência para o competidor''.


Kit
A retirada dos kits será nos dias 22 de setembro das 12h às 20h e 23 de setembro das 9h às 20h, no Village, localizado no Convention Center de Campos do Jordão. Mesmo local da largada da prova.
Este é o nono ano do L’Étape no Brasil. A maior prova amadora de ciclismo da América Latina foi realizada nos primeiros anos apenas na cidade de Cunha, interior de São Paulo, e hoje já conta com três etapas brasileiras: em Cunha, no Rio de Janeiro e em Campos do Jordão.
No L’Étape Campos do Jordão os atletas têm uma experiência completa Tour de France, a prova de ciclismo mais famosa do mundo. No Village, expositores e patrocinadores mostram tendências do mundo do ciclismo, além de funcionar também como o ponto de retirada de kit e ponto de encontro entre os ciclistas.
Grandes empresas do mercado estarão presentes nos três dias de evento, como o Santander, Vivo, Specialized, Mitsubishi e Samaritano Medicina Esportiva, patrocinadores da prova.
O L’Étape
O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.
Em 2023, o L’Étape passou ainda por Cunha (SP), em abril, e Rio de Janeiro (RJ), em junho. As duas etapas, aliás, já têm inscrições abertas para 2024.
O L’Étape Brasil existe desde 2015, quando houve a primeira prova em Cunha. O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
Assim mais informações no site da prova.
Foto divulgação
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.
Além disso você também pode se interessar:
- Despedida de Henrique Avancini | Taça Brasil MTB XCO Petrópolis
- Nova camisa Cycle7 off-white e verde
- Giro, SR Suntour, Pirelli, Absolute, Reynolds, Dguard no Shimano Fest 2023
