Os pedivelas foram vendidos pelos revendedores como componentes de reposição e OE de janeiro de 2012 a agosto de 2023.
A Shimano anunciou a necessidade de inspeção de 760.000 pedivelas de estrada Hollowtech de 11 velocidades devido a possíveis sinais de delaminação. Os modelos Dura-ace e Ultegra fabricados antes de julho de 2019 estão entre os listados.
Há um risco de separação e quebra desses pedivelas, o que então levou a empresa a receber 4.519 relatos de incidentes de separação, incluindo seis lesões reportadas, como fraturas ósseas, deslocamento de articulações e lacerações. Dessa maneira é importante realizar essa inspeção para garantir a segurança dos ciclistas.
Os pedivelas foram vendidos pelos revendedores como componentes de reposição e OE (Marcas que montam bicicletas) de janeiro de 2012 a agosto de 2023.
Após a divulgação generalizada dos relatos de problemas com os pedivelas em plataformas de mídia social e sites especializados em ciclismo, a Shimano enfrentou questionamentos sobre a demora em iniciar um recall. Em resposta a essas preocupações, a empresa esclareceu:
" A Shimano monitora quaisquer problemas de garantia que surjam com todos os produtos. Não podemos entrar em detalhes do processo e do prazo."
Os consumidores que possuem pedivelas com códigos de produção relacionados ao recall estão sendo instruídos a comparecer a um revendedor de bicicletas para uma inspeção. Caso os pedivelas apresentem sinais de delaminação e estejam dentro dos códigos mencionados, os consumidores receberão uma nova peça de reposição e também poderão contar com a instalação. De acordo com a empresa, a expectativa é que menos de 1% dos pedivelas inspecionados precisem de substituição.

Ação global
A Shimano está colaborando ativamente com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo e com as autoridades do Canadá para realizar um recall voluntário. Ao todo, vendidos 680.000 pedivelas nos Estados Unidos e 80.000 no Canadá. Quando questionada sobre a realização de recalls em outros mercados, a Shimano afirmou o seguinte:
“A ação corretiva é global, mas a implementação varia de acordo com a região com base em requisitos e datas específicas”.

Os modelos em questão têm os logotipos Ultegra ou Dura Ace impressos. Os modelos afetados são de produção anterior a julho de 2019 e têm o seguinte código de produção de duas letras na parte interna do pedivela onde os pedais estão fixados: KF, KG, KH, KI, KJ, KK, KL, LA, LB, LC, LD, LE, LF, LG, LH, LI, LJ, LK, LL, MA, MB, MC, MD, ME, MF, MG, MH, MI, MJ, MK, ML, NA, NB, NC, ND, NE, NF, NG, NH, NI, NJ, NK, NL, OA, OB, OC, OD, OE, OF, OG, OH, OI, OJ, OK, OL, PA, PB, PC, PD, PE, PF, PG, PH, PI, PJ, PK, PL, QA, QB, QC, QD, QE, QF, QG, QH, QI, QJ, QK, QL, RA, RB, RC, RD, RE e RF.
Assim mais informações no site da marca.
Fotos divulgação Shimano
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.
Além disso você também pode se interessar:
- Despedida de Henrique Avancini | Taça Brasil MTB XCO Petrópolis
- Nova camisa Cycle7 off-white e verde
- Giro, SR Suntour, Pirelli, Absolute, Reynolds, Dguard no Shimano Fest 2023
