A França dominou completamente o evento de teste de XCO em Paris 2024, que aconteceu neste domingo dia 24 de setembro.
No feminino
A competição feminina foi palco de uma emocionante disputa entre a suíça Alessandra Keller e a francesa Loana Lecomte pelo primeiro lugar. No entanto, devido a problemas técnicos, Keller teve que ceder, permitindo que Lecomte assumisse a liderança e conquistasse a vitória solitária.
Com um tempo incrível de 1:12:49, Loana Lecomte cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Logo em seguida, a austríaca Laura Stigger garantiu a segunda posição, com apenas 39 segundos de diferença. O pódio foi completado pela campeã mundial Pauline Ferrand Prevot, que terminou a prova aos 56 segundos, em terceiro lugar.
Uma das surpresas do evento foi ver grandes favoritas em posições e tempos mais altos. A sensação da temporada 2023, Puck Pieterse, por exemplo, terminou em 9º lugar, com mais de 2 minutos de diferença em relação à vencedora. Além disso, a austríaca Mona Mitterwallner finalizou a competição na 13ª posição, com um tempo de 3 minutos.
Brasileiras na prova
Raiza Goulão conquistou o 29º lugar, com o tempo de 6 minutos e 59 segundos, superando Alessandra Keller, que ficou em 30º lugar. Já Hercilia Najara chegou em 35º lugar, com o tempo de 12 minutos e 31 segundos. Ao todo, a prova contou com a participação de 39 inscritas.
No masculino
Na competição masculina, a vitória foi intensamente disputada por um grupo coeso que permaneceu junto durante a maior parte da corrida. Esse grupo incluía os ciclistas franceses Jordan Sarrou, Victor Koretzky e Adrien Boichis, o suíço Nino Schurter, o italiano Luca Braidot e o neozelandês Anton Cooper.
Mas penas na reta final que Victor Koretzky assegurou a vitória por uma pequena margem sobre o surpreendente Anton Cooper, que aparenta ter recuperado sua melhor forma. Nino Schurter chegou em terceiro lugar após uma corrida sólida em que ficava evidente certo controle e estratégia para as próximas provas da temporada.
Assim como na competição feminina, foi surpreendente ver atletas renomados como Sam Gaze, Mathieu van der Poel e Tom Pidcock terminando em posições distantes, ocupando respectivamente o 27º, 28º e 35º lugar.
A competição contou com a participação de 45 atletas inscritos, e as vagas em cada equipe foram distribuídas de acordo com o sistema de classificação olímpica por país, a partir de 3 de janeiro de 2023. Infelizmente, a delegação brasileira não teve presença na disputa masculina.
Assim mais informações no site da UCI.
Fotos divulgação
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.
Além disso você também pode se interessar:
- Despedida de Henrique Avancini | Taça Brasil MTB XCO Petrópolis
- Nova camisa Cycle7 off-white e verde
- Giro, SR Suntour, Pirelli, Absolute, Reynolds, Dguard no Shimano Fest 2023
