O Campeonato Mundial UCI Mountain Bike Eliminator (XCE) 2023 em Palangkaraya, Indonésia, foi palco de uma batalha emocionante, onde Gaia Tormena, da Itália, e Titouan Perrin-Ganier, da França, mostraram sua força ao defenderem suas camisas arco-íris.
As duas estrelas do XCE conseguiram manter com sucesso os seus títulos. O evento atraiu um grande público ao Estádio Tuah Pahoe, onde os espectadores puderam presenciar o confronto entre os melhores atletas do mundo, representando quase 40 nações diferentes.
No feminino
A competição entre os participantes foi acirrada. No entanto, foi Gaia Tormena, a talentosa atleta italiana, se destacou. Ela impressionou a todos ao marcar o tempo mais rápido nos contrarrelógios de qualificação e ter um desempenho excepcional, o que a garantiu um lugar nas finais.
A atual campeã mundial de XCE, com uma largada extremamente veloz, assumiu a liderança da corrida rapidamente, seguida de perto pela corredora alemã Marion Fromberger, que infelizmente sofreu uma queda.
A plateia ficou animada quando a atleta local, Dara Latifah, demonstrou uma energia impressionante, impedindo Annemoon van Dienst de conquistar a medalha de prata. Foi uma conquista merecida, diante de um torcida entusiasmada. Infelizmente, Marion Fromberger teve que se contentar com o quarto lugar após enfrentar uma inesperada falha na corrente.
Iara Caetano, uma das principais candidatas do Brasil, ficou de fora das grandes finais, mas provou o seu domínio nas pequenas finais, garantindo o quinto lugar geral.
“Estou super feliz, mas muito emocionada ao mesmo tempo. Foi uma longa jornada para chegar até aqui. Comecei a minha temporada em fevereiro e agora estamos em meados de novembro, e por isso, estou bastante exausta. Estou emocionada por terminar a temporada com uma nota tão alta. Olhando para trás, para esses ótimos resultados, posso finalmente aproveitar o meu período de descanso. Na minha cabeça, eu tinha três táticas diferentes e continuava-as mudando enquanto observava as corridas das minhas oponentes, para entender as suas estratégias. O meu objetivo era assumir a liderança o mais rápido possível e mantê-la. Essa tática provou ser a mais eficaz.” – Gaia Tormena




No masculino
Apesar de ter alcançado o tempo mais rápido nos contrarrelógios de qualificação, o ciclista sueco Edvin Lindh acabou sofrendo uma queda nas meias-finais, o que o levou a disputar as pequenas finais. No entanto, ele mostrou força e conquistou a quinta posição no ranking geral.
A final da categoria masculina foi marcada por uma intensa disputa pela primeira colocação. O alemão Simon Gegenheimer assumiu a liderança logo no início, com uma largada impressionante. Porém, o atual campeão mundial de XCE, Titouan Perrin-Ganier, conseguiu ultrapassar seu companheiro de equipe durante a prova. Pouco depois, Gegenheimer escorregou em uma descida íngreme, perdendo terreno.
O também francês Lorenzo Serres e o norueguês Sondre Rokke estavam se aproximando do líder durante a segunda volta da corrida. Rokke chegou a se aproximar do guidão de Perrin-Ganier, mas sua perseguição chegou ao fim quando ele caiu na mesma descida em que Gegenheimer escorregou. Perrin-Ganier aproveitou a oportunidade para se destacar na corrida e conquistar sua sexta camisa arco-íris.
Lorenzo Serres garantiu a medalha de prata para a França, enquanto Sondre Rokke fechou o pódio com o bronze. Infelizmente, Gegenheimer teve que se contentar com o quarto lugar.
“Foi um dia muito difícil, com alto nível nas oitavas de final. Na final, houve um caos quando Gegenheimer e Rokke caíram no rockgarden, mas eu esforcei-me mais e consegui vencer. Apesar do adiamento devido aos incêndios florestais, continuamos focados no nosso objetivo. Gostaria também de agradecer à minha família pelo apoio. Hoje foi um esforço de equipa e família, e estou grato por ter vencido. A multidão em Palangkaraya foi incrível.” – Titouan Perrin-Ganier
Resultados dos 5 melhores
Femininos
- Gaia Tormena (ITA)
- Dara Latifah (INA)
- Annemoon van Dienst (NED)
- Marion Fromberger (ALE)
- Iara Caetano (BRA)
Masculinos
- Titouan Perrin-Ganier (FRA)
- Lorenzo Serres (FRA)
- Sondre Rokke (NOR)
- Simon Gegenheimer (ALE)
- Edvin Lindh (SUE)
Assim mais informações no site.
Fotos divulgação City Mountainbike / Nick Hano
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.
Além disso você também pode se interessar:
- Avaliação pastilhas de freio Bremstec após intenso uso
- Despedida de Henrique Avancini | Taça Brasil MTB XCO Petrópolis
- Nova camisa Cycle7 off-white e verde
