Nicolas Machado comenta o bicampeonato brasileiro de XCM

xcm

Nicolas Machado venceu o Campeonato Brasileiro de XCM 2024 em Campo do Brito. Em prova desafiadora, conquistou seu segundo título consecutivo.

Entre os dias 4 e 5 de maio, a cidade Sergipana de Campo do Brito foi palco do Campeonato Brasileiro de Cross-Country Maratona (XCM) 2024. Na elite masculina, o árduo percurso de 80 km, com nada menos do que 1930 metros de altimetria acumulada, tornou-se o cenário perfeito para que Nicolas Machado da equipe Sense Factory Racing conquistasse seu segundo título nacional consecutivo na modalidade.

“A prova foi muito desafiadora. Defender o título é sempre muito difícil, já que todo mundo almeja ser um campeão brasileiro e vestir essa camisa. A maiores dificuldades foram nas trilhas da região, que eram bastante cascalhadas e o clima extremamente quente. Foi uma maratona técnica e extremamente difícil, que valeu o título brasileiro”.

“O título do ano passado foi um sonho realizado após muito esforço e dedicação, representando uma quebra de tabu e a concretização de um objetivo pessoal. Este ano, nosso objetivo era manter o título, reafirmando nosso desempenho e reconquistando o que já havíamos alcançado. Sabemos que após uma vitória, a competição se torna ainda mais intensa, com todos almejando superar o campeão vigente. Cada ano tem sua própria história, e o ano passado foi especialmente significativo para mim, marcando minha primeira conquista como campeão brasileiro. Este ano, meu objetivo é reafirmar minhas habilidades e demonstrar minha capacidade de alcançar vitórias, trabalhando em equipe para alcançar o sucesso”.

“Estava bastante focado no campeonato brasileiro, mesmo que, obviamente, o foco maior dos treinos está sendo no cross-country olímpico. Quando saiu essa data eu fiquei um pouco triste, confesso, porque os campeonatos brasileiros de maratona sempre são no segundo semestre. Então, eu venci em outubro de 2023 e, agora, a gente já tem o título no início de maio, ou seja, foi pouco tempo com a camisa”.
“A preparação foi baseada em algumas horas a mais. Mesmo focado no XCO, fiz mais volume pensando nessa prova. E a intensidade que a gente coloca no XCO foi algo importante para hoje, porque nos momentos que precisamos realmente acelerar, a preparação do cross-country valeu muito. Com os volumes de treino que a gente fez durante a preparação, consegui suportar um tempo maior de prova”

“Realmente, para mim, este título nacional é de extrema importância. Como alguém que lutou muito para conquistá-lo pela primeira vez, ser bicampeão brasileiro é uma realização que me deixa incrivelmente feliz e evidencia minha consistência e versatilidade. Competir em provas de resistência, como a de hoje, que durou mais de 3 horas e 28 minutos, e também em provas de XCC, que têm duração de 20 minutos, é gratificante”.

“Estou muito empolgado para os próximos desafios. Gostaria de expressar meu sincero agradecimento a toda a minha equipe Sense Factory Racing, que sempre dá o seu melhor por mim, fornecendo excelentes estruturas para que eu possa competir e defender esse título. Acredito que este título deve ser compartilhado com todos eles. Também gostaria de agradecer às pessoas que torcem por mim, à minha família, à minha namorada, meu treinador, meu gerente de performance e a todos os meus amigos. Tenho muita gratidão por todos aqueles que sempre enviam boas energias. Este título é de todos nós”, finalizou o campeão.

Fotos divulgação S2 Sports

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Descontos que nossos parceiros concedem para os leitores do site.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.