Doadores de sangue ganharão brindes na CIMTB Michelin

Durante a CIMTB Michelin, o Hemominas em parceria com o Capitulo Confidentes de Vila Rica e a Santa Casa de Ouro Preto irão realizar a 12º edição da Doação de Sangue na Universidade Federal de Ouro Preto e a CIMTB Michelin disponibilizará brindes, através de parceiros, para os doadores. A ação vai acontecer no dia 29 de junho na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) das 8h até às 17h.

Metade das bolsas estão reservadas para pessoas que decidirem doar na hora. A ação comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue que é em junho, no dia 14. Quem doar sangue e apresentar o comprovante de doação nos stands da Michelin, Sense Bike e Trek ganharão brindes. O objetivo é incentivar a ação. “Junto com os nossos parceiros queremos conscientizar as pessoas da importância dessa iniciativa já que uma doação pode salvar até quatro vidas”, afirmou o organizador da CIMTB Michelin.

CIMTB Michelin terá doação de sangue através do Hemominas em Ouro Preto (1)
Foto: Hemominas / Divulgação

Atualmente, apenas 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue, no país. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda que 1% a 3% da população de cada país seja doadora. Do total de doadores de sangue em 2017, 62% são do sexo masculino e 38% são do sexo feminino. Nos últimos anos, as taxas de doação de sangue apresentam-se estáveis, no Brasil. O Ministério da Saúde avalia que essa estabilidade indica um processo de conscientização da população, mas, reforça que é necessário promover e fortalecer as ações que estimulam a doação voluntária para manutenção dos estoques de sangue.

QUEM PODE FAZER DOAÇÃO DE SANGUE

Em 2012, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e ampliou a idade máxima de 67 para 69 anos. O doador deve pesar no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde geral.

Outras recomendações necessárias são: estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.

A frequência máxima de doações é de 4 doações anuais para o homem e de 3 doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de 2 meses para os homens e de 3 meses para as mulheres.

Para mais informações, ligue (31) 3350-1191 (Agência Transfusional da Santa Casa) ou 98895-3993 (Samuel Pimenta – Capítulo Confidentes de Vila Rica / UFOP).

Participe conosco! A sua doação pode salvar até 4 vidas!

Doadores de sangue ganharão brindes na CIMTB Michelin
Foto: Hemominas / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.