Danilas Ferreira surpreende favoritas e vence prova de resistência no Brasileiro de Ciclismo de Estrada

Ao contrário do que a maioria das atletas estavam prevendo, a prova de resistência do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite, realizada neste sábado, 29, começou a ser definida ainda nos primeiros quilômetros. Disputada em um percurso praticamente plano, com poucos trechos de grande dificuldade, as ciclistas percorreram 11 voltas, totalizando 91,9 km.

Mesmo com poucas subidas, a prova teve o vento como principal obstáculo, exigindo muita força das atletas das categorias Elite e Sub23 feminino, que começaram a definir o título logo no início da prova, quando quatro ciclistas se distanciaram das adversárias chegando a atingir uma vantagem de 3 minutos sobre o pelotão principal.

Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2019.jpg
Largada Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2019
Crédito: Luis Claudio Antunes/CBC

O trio, formado por Marcia Fernandes, Danilas Ferreira e Cristiane Silva, se revezaram na liderança da competição até a última volta, momento que foram alcançadas pela atleta Flávia Oliveira, 7ª colocada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ao encostar na fuga, Flávia chegou a atacar, mas logo foi seguida pelas adversárias, que preferiram levar a decisão para os metros finais.

 

Com um Sprint espetacular, Danilas Ferreira, da equipe Tropix/Penks, superou as principais favoritas e garantiu a vitória com o tempo de 2h32min15s. Após cruzar a linha de chegada, a campeã não escondeu a emoção e vibrou bastante com o novo título nacional.

Danilas Ferreira surpreende favoritas e vence prova de resistência no Brasileiro de Ciclismo de Estrada.jpg
Vitória de Danilas Ferreira
Crédito: Luis Claudio Antunes/CBC
Fuga principal no pelotão.jpg
Pelotão
Crédito: Luis Claudio Antunes/CBC

“Passei dois anos afastada do ciclismo de estrada, competindo apenas MTB, então voltar vencendo uma prova dessa importância é muito gratificante. Ainda não caiu a ficha, é difícil acreditar, mas sei que estou muito feliz em fechar minha participação com a medalha de ouro”, destacou Danilas.

Flávia Oliveira, da Fearless Femme/FAB, conquistou a medalha de prata, enquanto Cristiane Silva, da Memorial/Santos, ficou com o bronze, ambas com o mesmo tempo da campeã.

Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2019 1.jpg
Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2019
Crédito: Luis Claudio Antunes/CBC

Dois ouros

Com duas medalhas de ouro, Talita da Luz finalizou o campeonato como um dos principais destaques. A atleta, que representa a equipe Liga de Ciclismo Campos Gerais, venceu o contrarrelógio, na sexta, e hoje voltou ao lugar mais alto do pódio com o tempo de 2h36min30s.

“Esse foi o meu último ano na categoria Sub23, então eu treinei bastante para conseguir fazer uma boa prova e estou muito satisfeita de poder sair com a vitória das duas provas. Agradeço a todas as pessoas que me acompanham, minha família, e também ao meu treinador e noivo Mauro Ricetti”, contou Talita.

Fuga principal do pelotão.jpg
Fuga principal
Crédito: Luis Claudio Antunes/CBC

O pódio também contou com Nicolle Borges, da SMELJ/Curitiba, medalha de prata a 47s, e Thayná Araujo, da Memorial/Santos, bronze a 6min43s.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite 2019 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e Paulínia Racing Bicicross, com patrocínio da Penks Vestuários e apoio da Prefeitura Municipal de Paulínia.

Resultado da classificação – Prova de Resistência Feminina

Talita da Luz.jpg
Talita da Luz
Crédito: Luis Claudio Antunes/CBC

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.