Estrada Real 2020 apresenta detalhes das etapas

Na próxima temporada, a Estrada Real 2020, passará por Ouro Branco, em Abril, Itabirito, em Maio e Curvelo, de forma inédita, no mês de Setembro

Hoje Estrada Real 2020, contudo há quatro anos, a Internacional Chaoyang Estrada Real nasceu com um objetivo claro; tornar-se uma das principais competições de mountain bike do mundo. Organizada pela Avelar Sports, o campeonato nesse sentido já nasceu grande e, a cada temporada, novas melhorias são implementadas. A ideia sempre foi aprimorar percursos, transmissão ao vivo, feira com expositores e estrutura de apoio para o público. Algo que, por fim, acaba profissionalizando e fomentando o esporte com bicicletas no Brasil. 

Com perfil inovador, a Avelar Sports apresenta mais uma novidade para o mercado. Agora, a prova receberá patrocínio do Banco Sicredi, que então oferecerá taxas e condições especiais para comprar, de lojistas e fornecedores, automóveis, motocicletas e outros produtos comercializados na feira. Esta é a primeira vez que um evento do segmento recebe um agente financeiro realizando operações de crédito dentro do projeto.

Estrada Real 2020
Foto: Diney Felix
Além disso

Surpreendentemente para próxima temporada, a Internacional Chaoyang Estrada Real, que está com inscrições abertas desde novembro, terá muitas novidades, contando com competições de diversas modalidades de mountain bike, ciclismo de estrada e; como total novidade, o trail-run, uma das modalidades que mais cresce no Brasil. Para deixar tudo isso ainda mais perto do público, a Avelar Sports resolveu investir em uma de suas marcas registradas; a transmissão ao vivo pela internet, que acontece pelo Youtube no canal Pra quem Pedala, pelo Facebook de todas as empresas envolvidas; e agora também em páginas da Itália e Espanha.

“Queremos fomentar o esporte e atrair novos atletas, para gerar valor para a bicicleta como um todo, não só para o mountain biking. Por isso estamos trabalhando com bastante variedade entre as modalidades do ciclismo e também com eventos de trail-run e caminhadas, para fazer que nossos eventos sejam um grande festival, uma grande festa do esporte”; comentou Felipe Avelar, proprietário da Avelar Sports.

Estrada Real 2020
Foto: Wladimir Togumi

Para 2020, a organização comprou diversos equipamentos de transmissão, que serão utilizados em todas as etapas. Ao todo, são dezenas de câmeras, drones, equipamentos de retransmissão e uma equipe especializadas que, segundo a organização, está disponível com a finalidade de realizar a transmissão ao vivo inclusive de outros eventos.

Campeonato por etapas

Quando falamos em mountain bike, assim como aconteceu nas edições anteriores, a Internacional Chaoyang Estrada Real será um campeonato com três etapas distintas. Testando grandes atletas nacionais e internacionais em diferentes modalidades da categoria como maratona, cross-country olímpico e short-track. No fim, os atletas que somarem mais pontos serão os campeões da temporada.  

Segundo a Avelar Sports, até o momento cerca de 400 ciclistas aproveitaram o Combo que oferece descontos especiais para fazer a inscrição em todas as três etapas. Para o primeiro estágio em Ouro Branco, cerca de 1500 inscrições já foram realizadas. Dessa maneira garantindo que a Internacional Chaoyang Estrada Real vai começar com força total. 

“Nossa experiência como patrocinadores e expositores é sempre muito boa”, comentou Marlen Ferreira, gerente de marketing da Sense Bike. “O Felipe Avelar realiza eventos com uma organização fantástica, com uma grande presença de público e atletas. Todas as etapas da Internacional Estrada Real são um grande investimento no esporte. Contudo um suporte muito grande para toda a comunidade do ciclismo como um todo”, complementou. 

Foto: Pedro Cury
Ouro Branco – 18 e 19 de Abril

Abrindo a temporada 2020 no dia 18 de Abril, a etapa de Ouro Branco da Internacional Chaoyang Estrada Real contará com sua tradicional XCM e também uma competição deXCC. Além disso, o primeiro estágio contará com o Granfondo Internacional Estrada Real e com duas grandes novidades; Provas de trail-run e a Caminhada da Inconfidência; Evento tradicional do Estado de Minas Gerais que chega em sua trigésima nona edição. Ao todo, o passeio a pé terá duração aproximada de sete horas, passando pelo trecho que liga Ouro Branco a Ouro Preto, um dos mais ricos em belezas naturais e história do Brasil.

Na caminhada da Inconfidência, o percurso terá quatro pontos de apoio com comida e água, além de mais dois com apenas água. Mas também vale destacar que, a qualquer momento, os participantes poderão utilizar a carona dos carros de apoio e que, no ponto de chegada, chuveiros quentes estarão disponíveis.

Estrada Real 2020
Foto: Ney Evangelista
Mais

Um detalhe que merece ser citado é a já tradicional estrutura da Expo, que tem cerca de 10 mil metros quadrados divididos entre praça de alimentação; feira; retirada de kit; palco e por fim o pódio.

Em primeiro lugar o fim de semana começa oficialmente na sexta, com a Expo Internacional Estrada Real reunindo lojista, fornecedores e consumidor final, com grandes marcas expondo as últimas novidades do mundo da bike. Na estrutura de apoio, o público encontrará pista de Test Ride, praça de alimentação, área Kids, shows, estacionamento e total segurança.

No sábado, grandes nomes do MTB vão se enfrentar em uma prova de XCC, formato disputado em pistas curtas, em total proximidade com o público. Além disso, as estradas da Serra de Itatiaia, que faz a ligação entre Ouro Branco e Ouro Preto, serão tomadas por centenas de bicicletas durante o Granfondo Estrada Real. Uma prova com cerca de 70km em estradas fechadas, com paisagens espetaculares e um percurso desafiador. Do mesmo modo nesse dia, os amantes do trail-run também terão a oportunidade de encarar a Serra de Ouro Branco com distâncias de 5 / 10 / 21 km. O percurso terá trechos de trilhas mesclando estrada de terra e asfalto.

Estrada Real 2020
Foto: Cesar Delong

Na manhã seguinte, tudo pronto para a largada da Maratona, competição que conta pontos UCI Marathon Series. Considerada a “Maratona das Maratonas”. Para ela, importantes nomes do esporte mundial já estão confirmados, dentre eles Henrique Avancini, vencedor em 2019, o campeão Europeu de Maratona Thiago Ferreira (DMT), o campeão Holandês de Maratona Hans Beking ( DMT) e igualmente o campeão do Chipre, Andreas Miltiadis.

Além disso, segundo a organização, o percurso ganhará novos desafios, com a adição de mais quilômetros de trilha fechada em uma área que ainda não foi explorada. 

Itabirito – 02 e 03 de Maio

No ano de 2019, Itabirito foi palco da decisão da Internacional Chaoyang Estrada Real. A etapa contou com uma prova de Maratona (XCM) e uma de Cross-Country Olímpico (XCO), valendo pontuação Classe 1 da UCI, que desse modo atraiu os principais atletas do Brasil em busca dos pontos para as olimpíadas de Tóquio.

Estrada Real 2020
Foto: Cesar Delong

Em 2020, a competição vai acontecer no domingo, dia 3 de Maio, em uma pista montada aos pés do famoso Morro do Cristo. Com o percurso podendo ser visto praticamente de forma integral por quem estiver presente. Na sábado, cerca de 1000 atletas são esperados na prova de maratona (XCM), que terá novidades importantes no trajeto e duas opções distintas: Percurso Completo, com 65km, e reduzido, com 62km.

Além disso, celebrando mais um fim de semana recheado com esportes ao ar livre, a competição de Trail-run também deve acontecer no sábado, em meio às belas paisagens desta tradicional cidade mineira que tem sua história ligada com a do mountain biking desde os anos 1990.  

estrada-real-2020-apresenta-detalhes-das-etapas (1)
Foto: Cesar Delong
Curvelo – 19 e 20 Setembro

A grande novidade da temporada 2020 da Internacional Chaoyang Estrada Real fica para sua última etapa, que será realizada de forma inédita na cidade mineira de Curvelo. Como destaque, a estrutura da prova será montada no Autódromo Internacional Circuito dos Cristais, um lugar que oferecerá ainda mais conforto e comodidade para participantes e acompanhantes. Inclusive contando com um estacionamento para mais de 3 mil veículos.

Com cerca de 4 milhões de metros quadrados de área, o Circuito dos Cristais é um empreendimento diferenciado, que traz para o Brasil o conceito Race, Resort & Residence, com uma grande área verde; áreas comerciais; infraestrutura de turismo e lazer de alto padrão. Uma estrutura que certamente irá refletir positivamente no conforto de competidores e também do grande público.

Foto: Ney Evangelista

A etapa final da Internacional Chaoyang Estrada Real começa no sábado, com uma prova de ciclismo realizada dentro de um autódromo em meio a natureza. Os participantes do Granfondo Estrada Real percorrerão cerca de 100km entre as curvas, subidas e descidas do Circuito dos Cristais. A pista tem 4400 metros de extensão e sob o mesmo ponto de vista promete testar os limites de quem estiver correndo.

No domingo por fim, uma maratona inédita promete ser sucesso entre os participantes. Contudo a prova terá dois percursos: o reduzido, com 43km, e o completo, com 70km. O terreno não tem muitas montanhas duras, com a diversão ficando garantida por muitos quilômetros de singles em trilhas com o piso mais cascalhado e com pedras; um prato cheio para quem gosta de uma pilotagem técnica na medida certa.

Calendário Internacional Chaoyang Estrada Real 2020

Ouro Branco – Dias 18 e 19 de Abril
18 Sábado – Granfondo Estrada Real ( Road ) + Trail Run
18 Sábado – Short Track UCI ( MTB )
19 Domingo – Maratona UCI ( MTB ) + Caminhada Inconfidência

Itabirito – Dias 02 e 03 de Maio
02 Maio – Marathon (MTB) + Trail Run
03 Maio – Cross Crountry Classe HC (MTB)

Curvelo – Dias 19 e 20 Setembro
19 Setembro – Granfondo + Trail Run
20 Setembro – Maratona (MTB)

Nesse sentido mais informações sobre a Estrada Real 2020 acesse site da Internacional Chaoyang Estrada Real

Além disso você também pode se interessar:
Que venham as provas de estrada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.