Shimano registra patente de Inteligência Artificial no desgastes de peças

shimano

Poderia uma luz de alerta chegar às bicicletas? A Shimano está pensando que sim e nesse sentido entrou com um pedido de patente para o uso de processamento de inteligência artificial para monitorar o desgaste e a manutenção dos componentes da bicicleta.

O Pedido de Patente dos EUA 20200010138, publicado em 9 de janeiro, mostra o que pode ser um sistema para bicicletas bem parecido com os sistemas de diagnóstico que os automóveis usam há décadas.

Os componentes listados que podem ser monitorados incluem: freios (pinças, calços, sapatos, mangueiras, rotores de cabos); grupo (cassetes, coroas, correntes, pedivela, pedais); rodas (cubos, raios, aros, pneus), luzes, canote de selim, guidão, componentes da suspensão, baterias, vários componentes da bicicleta elétrica e contudo muito mais.

A IA (Inteligencia Artificial), inclui um “modo de aprendizado”, em que assim o sistema toma registro do intervalo real quando um componente é substituído, para aprimorar seu conhecimento sobre o desgaste real. Por exemplo, via GPS, o sistema pode determinar a taxa de desaceleração de uma bicicleta e usá-la para estimativas aproximadas do desgaste dos freios. Adicione sensores de pinça de freio e há melhores dados de monitoramento. O mesmo vale para choques, peças de grupos e etc.

Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.