Semexe lança programa de compra e venda online segura para bikes

semexe
Programa Bike Segura Semexe

Comprar qualquer item usado costuma gerar algum grau de desconfiança. Está diretamente ligado ao fato de não sabermos como foi usado ou por onde o produto já passou. Diversas coisas usadas muitas vezes podem trazer uma surpresa e, pelo medo da surpresa indesejada, seguimos comprando majoritariamente itens novos.

Quando o assunto é bicicleta não podia ser diferente. A desconfiança é a mesma. Aliás, talvez ainda maior. Estamos falando de valores altos (muitas vezes maiores que carros) e de um mercado com poucos mecanismos de segurança. E se a bicicleta foi roubada? Há algum dano que passou despercebido? Será uma falsificação? E se for um assaltante vendendo? Assim são muitas incertezas.

Mas e se você pudesse comprar uma bicicleta no conforto de sua casa, sabendo que não corre nenhum desses riscos, será que algo mudaria? A semexe acredita que sim.

E por isso a semexe está lançando o programa Bike Segura Semexe (BSS), uma metodologia de segurança formada por quatro passos que acabam com as incertezas do usado online e mudam de vez a forma de comprar bike.

1º passo – Verificação de vendedores

Se você já se cadastrou na semexe, você provavelmente teve que tirar uma selfie segurando seu documento, certo? Mas como isso ajuda a prevenir de possíveis fraudes?

Esse já é um método conhecido e amplamente praticado por diversas empresas de tecnologia. Como a Nubank, Uber, Banco Neon, Visa, Gol e várias outras. O método garante 98% de eficiência segundo o Nubank.

Mas porque? Pois assim é possível ter garantia da pessoa ser quem ela está falando quem é, além de ter dados suficientes para fazer a análise dos antecedentes dos usuários.

Semexe
2º passo – Verificação de procedência

A verificação de procedência é feita pela Mosaico Marcações assim que confirmada a compra da bike pelo site. Neste momento do processo, é checada a autenticidade da Nota Fiscal (quando disponível) junto à Receita Federal e em seguida se inicia a checagem de histórico de roubo/furto.

Através do número de série verifica-se junto à Polícia e à plataformas de registro de bike se existe algum tipo de queixa ou denúncia de roubo. A verificação é feita por estado checando todas as especificações da bike para bater com o produto que está em análise.

Assim com isso verificado e aprovado, o cliente recebe gratuitamente um certificado de propriedade físico e digital com todos os dados da bicicleta e pode ainda comprar adicionamente um kit de etiquetas de identificação para serem colocadas nos locais mais importantes da bicicleta.

Essas etiquetas permitem igualmente a rastreabilidade plena do item, ou seja, a identificação e marcação de todas as peças da bike com um pequeno QR code adesivo com uma identificação. O QR code dá acesso às informações históricas de cada parte da bike.

3º passo – Estado de conservação

O único passo opcional do processo serve para assegurar o estado de conservação da bike e seus componentes. O processo consiste na requisição de um laudo mecânico da bike, agendado e feito à domicílio.

Esse serviço é feito pelos nosso parceiro do Bike 123, que conta hoje com uma rede de mecânicos credenciados que atende uma grande malha de cidades em todas as regiões. O mecânico faz uma avaliação criteriosa dos principais componentes da bike e dá uma nota de 1 a 5 nos componentes e gerando um laudo digital que é enviado para o comprador em até 24h.

Contudo os laudos não garantem danos estruturais às peças de carbono e não checam de tempo de vida de baterias elétricas.

Semexe
4 – Garantia de devolução

Caso após os passos anteriores o cliente ainda assim se arrependa da sua compra por algum motivo, ele tem ainda o direito de devolução da bicicleta sem nenhum custo por até 7 dias corridos. No final o que importa é a pessoa se sentir satisfeita e com a certeza de que comprou a melhor performance pelo menor custo.

A semexe consegue garantir esse direito devido ao processo de custódia financeira feita pela operadora financeira Wirecard/Moip. O processo é simples: quando o cliente faz a compra o dinheiro vai direto para Wirecard e eles fazem a custódia do pagamento até que o comprador receba o produto e sinalize que o produto foi recebido de acordo com o esperado. O vendedor só recebe o valor seu pagamento após esse prazo de garantia.

Para quem não conhece a Wirecard, essa é uma das maiores operadoras financeiras do mundo, e são responsáveis pela custódia e transação dentro de diversos marketplaces e e-commerces. Por exemplo : Rakuten, Elo7, Enjoei, Garmin, Sympla e vários outros.

Valores dos serviços
  • Comissão da Semexe, 15%
  • Etiqueta de Identificação Mosaico Marcações, R$29,00
  • Laudo Mecânico (Avaliação), R$ 150,00

Nesse sentido saiba mais sobre o serviço no site

Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.