Copa do Mundo de Lenzerheide – DH e XC – é cancelada

Lenzerheide
A informação é da própria UCI, que assim emitiu a notícia por meio de um comunicado.

A etapa de Lenzerheide da Copa do Mundo de MTB (DH e XC), que anteriormente havia sido adiada devido a pandemia da Covid-19 foi definitivamente cancelada em 2020.

A corrida estava prevista para abrir a temporada da Copa do Mundo de 4 a 6 de setembro. Contudo não ocorrerá mais depois que os organizadores do evento mencionarem questões sobre planejamento, implementação de segurança e medidas de proteção necessárias em um grande evento.

No comunicado oficial para a imprensa, eles mencionam uma consideração anterior de conduzir a corrida sem espectadores para assim limitar algumas das questões destacadas. Mas com locais limitados para 1.000 pessoas atualmente na Suíça, teria sido difícil atingir esse objetivo. Sobretudo pois são 1800 pessoas apenas de atletas, treinadores, oficiais, organizadores, voluntários e representantes da mídia.

Isso significa que dessa maneira a rodada de abertura será realizada em Les Gets, França, nos dias 19 a 20 de setembro, desde que a situação não mude novamente.

Lenzerheide
Pódio 2019 – Foto Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool
Leia o comunicado de imprensa completo da UCI e Lenzerheide abaixo. (Tradução por Google)

“Devido à atual pandemia (Covid-19) ligada ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), a Union Cycliste Internationale (UCI) lamenta ter de anunciar que a rodada da Copa do Mundo de Mountain Bike UCI Mercedes-Benz 2020, que aconteceria em Lenzerheide (Suíça), de 4 a 6 de setembro, foi cancelada a pedido de seus organizadores.”

“A UCI compartilha a decepção da comunidade de mountain bike e reconhece os esforços dos organizadores nessas difíceis circunstâncias.” assim divulgou a UCI

“A Copa do Mundo de mountain bike da Mercedes Benz UCI 2020 Lenzerheide, que já foi adiada de agosto para setembro devido à pandemia do COVID 19, não pode ocorrer apesar dos esforços intensos do comitê organizador. As razões para isso são, a falta de segurança de planejamento e implementação de grandes eventos a partir de setembro. Mas também as medidas de proteção atualmente fornecidas, que não podem ser garantidas em um evento como a Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI. A cidade de Cantão de Grisões não pode emitir a permissão exigida sob os regulamentos atuais hoje, pois o evento não ocorrerá até setembro e os regulamentos aplicáveis ​​na época ainda não são conhecidos.”

Agora está confirmado

“A Copa do Mundo de Mountain Bike UCI Mercedes Benz 2020 planejada de 4 a 6 de setembro de 2020 não será realizada em Lenzerheide. O cancelamento afeta todas as disciplinas: Cross-Country Olympic (XCO) com Cross-Country Short Track (XCC) e Downhill (DHI). Os organizadores de Lenzerheide lamentam muito a decisão: “Esperamos até o último momento possível e trabalhamos duro todos os dias para tornar isso possível. É ainda mais doloroso que também não possamos realizar a Copa do Mundo planejada”. Disse o presidente da OC, Christoph Müller.

Mesmo sem espectadores, mais de 1000 pessoas

“Lenzerheide como um local sem espectadores teria sido uma opção. Mas se você somar todos os atletas, treinadores, oficiais, organizadores, voluntários, representantes da mídia e outras pessoas que estariam no local, já estaríamos entre 1500 e 1800 pessoas, o que ultrapassa as 1000 pessoas permitidas. Hoje, ninguém pode garantir que mais pessoas serão permitidas nos eventos a partir de setembro. Uma questão sobre a qual o conselho federal da Suíça foi reticente em sua conferência de imprensa em junho de 2020 e, além disso, encaminhou a responsabilidade a cidade de Cantão de Grisões.”

Dificuldades na implementação de medidas de proteção

“Além do número limitado de pessoas, os organizadores estão preocupados com as medidas de segurança atuais. As medidas de proteção atualmente válidas, com setores, para um evento ao ar livre desse tamanho não são consistentemente aplicáveis. A proteção necessária para todos os envolvidos não pode ser garantida cem por cento sob os regulamentos atuais.”

Na situação atual, não é possível fazer uma avaliação conclusiva do evento, pois nem a situação epidemiológica nem os requisitos correspondentes em setembro são previsíveis. No entanto, nesta fase, é essencial uma base confiável para a tomada de decisões para um evento desse tamanho. Levando também em consideração o tempo necessário para preparar um conceito abrangente de proteção. Como a próxima decisão do conselho federal da Suíça não é esperada antes de meados de agosto e a Cidade de Cantão de Grisões não emite uma permissão especial. Os organizadores assim devem cancelar o evento.” Por fim em comunicado a assessoria de imprensa da Etapa Lenzerheide

Calendário atualizado da Copa do Mundo:
  • Les Gets, França: 19 a 20 de setembro
  • World Champs Leogang, Áustria: 5 a 11 de outubro
  • Rodada dupla em Maribor, Eslovênia: 15-18 de outubro
  • Rodada dupla em Lousa, Portugal: 29 de outubro a 1 de novembro
Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.