Evento marca reabertura do Parque Nacional da Tijuca

parque nacional da tijuca
Parque Nacional está funcionando para atividades físicas e desportivas.

Na área externa do Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca foi realizado um café da manhã hoje (9) para marcar a reabertura da unidade de conservação federal, no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tomou todos os cuidados de higienização, como medição de temperatura corporal, cadeiras espaçadas e uso obrigatório de máscara pelos convidados.

O evento

A reabertura, assim contou com autoridades, o presidente do ICMBio. Homero Cerqueira, agradeceu a presença de todos os convidados e da equipe do Instituto. Ele ressaltou que o Ministério do Meio Ambiente está investindo mais de R$ 1 milhão na realização de obras de manutenção das estradas dentro do Parque. Já o diretor da Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, Marcos de Castro Simanovic, pontuou que a reabertura obedece a todos os cuidados de segurança sanitária, mas também articulação junto aos governos municipais, estaduais e a sociedade civil.

“Todas as UCs reabertas estão sendo monitoradas e com a visitação ordenada”.

Parque Nacional da Tijuca
Parque Nacional da Tijuca

O chefe do Parque Nacional da Tijuca, Carlos Eduardo de Castro Tavares, relembrou a história de criação do Parque, que completou 59 anos nesta segunda-feira (6). Da mesma forma a reabertura acontece dentro da máxima segurança, com a ajuda de toda equipe do Parque. André de Melo, gerente regional-substituto da GR 4, enfatizou que o Parque está reaberto para atividades físicas e esportivas, voo livre, escalada, caminhada e ciclismo. Ele contou que há mais animais circulando, motivo, inclusive, de não abrir ainda as vias dentro da unidade.

A CSC-RJ

Presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro (CSCRJ), Miguel Lasalvia ressaltou o “momento histórico” de reabertura do Parque com todos os protocolos de segurança garantidos, e que serão multiplicados pelos ciclistas. “Vamos usar o Parque de forma correta”, acentuou. Já Raphael Pazos, um dos fundadores CSCRJ, falou da articulação de vários esportistas para reabrir o Parque em parceria com o ICMBio e o governo municipal e estadual do RJ.

“Mandei mensagem para o ICMBio e o presidente Homero me ligou prontamente para trabalharmos juntos pela reabertura. E, funcionou. Hoje estamos aqui neste evento de reabertura”.

O evento encerrou com a fala do Reitor do Santuário Cristo Redentor do Corcovado, padre Omar Raposo, que assim elogiou o diálogo que tem com o ICMBio. “Agradeço o empenho de todos, nosso Parque respira novos ares”, completou nas suas breves palavras ao final do evento.

O café da manhã de reabertura contou com a presença de representantes do Congresso Nacional; da Embratur; da CSCRJ; do Parque Laje; do Santuário do Cristo Redentor; da Secretaria de Turismo do RJ; da Concessionária Paineiras Corcovado e mas também do Alto do Corcovado.

As regras deverão obedecer às orientações e fases expressas no Decreto Municipal 47.488/20. Portanto, o funcionamento das atividades ou espaços está autorizado de acordo com o cronograma das fases previstas nas regras municipais.

Regras de segurança estabelecidas pelo ICMBio:
  • Caso apresente sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de paladar, e/ou diagnóstico confirmado de Covid-19, fica assim proibida a entrada no Parque Nacional da Tijuca.
  • Uso obrigatório de máscara de proteção facial. Dessa maneira cobrindo a região do nariz e boca, ainda que artesanal, durante todo o período que estiver no interior do parque.
  • Respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, de modo a evitar aglomerações.
  • Evitar o desenvolvimento de atividades em grupos grandes, contudo respeitando o limite de até 10 participantes por grupo.
  • A responsabilidade pelo porte e utilização de álcool em gel nas áreas externas da unidade é do visitante.
  • O visitante deverá dar a destinação adequada ao lixo gerado. Mas também respeitar os cordões de isolamento instalados na unidade que assim tem objetivo de prevenir a formação de aglomerações.
Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.