O retorno as atividades após quarentena deve ser leve e descontraído

retorno
Fala Galera do Triathlon, como estamos? Em diversas cidades do Brasil as Academias e Centros de treinamento já estão sendo reabertos, mas ainda com restrições.

Nos próximos textos vamos abordar um pouco sobre como podemos fazer esse retorno que serve tanto para um momento de Pandemia como para um retorno após férias.

Se você ficou um longo período longe do treinamento ou exercício, pode ser assustador recuperar seu condicionamento novamente. Dessa maneira é fácil ficar impressionado com o “panorama geral” – pensamentos sobre os eventos nos quais você deseja competir ou o que costumava fazer nos treinos. 

Como foi a primeira vez que você entrou em forma, não esqueça que é contudo um processo que evolui com o tempo. 

Abaixo seguem algumas dicas que você deve ter em mente: 

Não precisa ser difícil

Existe um crescente corpo de pesquisas que mostra que, quando você alcança um determinado nível atlético, é muito mais fácil atingi-lo novamente do que continuar avançando. 

Isso significa que, quando você está fora de forma, é muito mais fácil voltar à forma do que continuar melhorando em direção ao seu próximo Recorde. 

Muitas vezes pensamos em nosso retorno ao esporte no contexto de quão difícil era alcançar um nível pela primeira vez. Provavelmente, seu retorno será mais rápido e fácil do que você imagina, desde que se concentre nas pequenas coisas associadas aos hábitos de reconstrução. Apenas tente deixar que as relações públicas (redes sociais e postagens dos treinos dos outros) fiquem no horizonte por enquanto e concentre-se em sua programação para os exercícios diários. 

Não há vergonha em começar devagar 

Lembre-se, você está retornando, um recomeço, portanto, qualquer treino é um passo à frente. Consistência e frequência são sempre uma chave para o sucesso. 

Não se preocupe com a duração ou a intensidade desses primeiros treinos. Pense neles como pequenos blocos de construção – uma corrida de 15 a 20 minutos, realizada algumas vezes por semana, pode ser o começo de uma base sólida, enquanto algumas acelerações de 15 a 30 segundos podem ajudar a estimular a velocidade das pernas sem deixá-lo extremamente dolorido. 

Nenhum treino longo ou duro ajudará muito nesse estágio, mas especialmente se diminuir sua motivação para o dia seguinte. 

É fácil ser pego pela mentalidade de “preciso fazer mais”.

Construir um pouco a cada semana ajudará a sustentar o seu progresso, assim evitando lesões. 

Seus músculos se adaptarão rapidamente, mas você também precisará permitir que seus ligamentos, tendões e ossos tenham tempo suficiente para se reajustar à carga de treinamento. 

Lembre-se de se divertir 

Ao voltar à forma, siga o que é divertido. Um dos principais componentes para voltar à forma é a construção de uma base aeróbica e, felizmente, isso é fácil no Triathlon. 

Se você gosta de nadar, pedalar ou correr mais nesse momento, faça mais exercícios nessa disciplina. Haverá tempo de sobra para trabalhar as fraquezas mais tarde, mas se você é um ex-nadador e quer bater na piscina quatro vezes por semana, tudo bem. Se você tem amigos que pertencem a um pelotão de ciclistas ou grupo de corrida, você pode se juntar a eles para um pouco de motivação extra. 

Nos estágios iniciais, você está simplesmente ganhando muito condicionamento aeróbico geral, portanto, preocupe-se em manter a máquina ativa. 

Essas diretrizes podem ajudá-lo nas primeiras semanas depois que você começar a treinar novamente. Antes que você perceba, você estará se sentindo mais apto e pronto para aproveitar esses ganhos!

Converse com seu treinador e faça o retorno sob supervisão e seguindo uma estratégia de forma gradual e sem pressão.

Alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários e vamos conversando mais sobre. 

Grande abraço galera e vamos juntos nessa jornada.
Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Treinador Certificado IronMan;
CBTRI Nível 2; Training Peaks
valubikes@gmail.com
Instagram @VALU_TRI
SITE: www.Valutri.com

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