Selante tubeless nacional | Qual comprar, quanto usar e por quanto tempo

selante tubeless nacional
É só colocar e partir para a pedalada ou há mais no que pensar?

Selante tubeless nacional – Quando até mesmo o pró-pelotão do World Tour está começando a entender as vantagens de uma configuração de roda tubeless, você pode ter certeza de que, como tecnologia, ela permanecerá por aí. No entanto, como muitos de nós percebemos, há um importante aspecto em usar pneu sem câmara (tubeless). Que provavelmente tem um papel muito mais importante a desempenhar do que o próprio pneu e a roda: o selante tubeless.

Os pneus tubeless, por si só, não são uma solução mágica para se livrar dos temidos furos. Na verdade, é esse líquido mágico que tende a ser o verdadeiro herói. Assim evitando que um furo estrague sua prova, pedalada ou mesmo viagem.

Mas também vale lembrar que tecnologia tubeless é menos desenvolvida no lado das bicicletas de estrada do que nas mountain bikes, que assim já é usada tem anos.

Veja alguma das principais marcas de selante tubeless nacional para pneus tubeless encontradas atualmente no Brasil.
Selante tubeless nacional
O que é selante e como funciona?

A melhor maneira de pensar no selante é como um item importantíssimo do sistema tubeless. Assim sua principal função é tampar os furos, que podem acontecer, formando uma vedação para impedir que o pneu perca toda pressão.

A fórmula exata para do selante de uma marca é um segredo guardado, da mesma forma como com compostos de borracha para pneus. Contudo efetivamente todos podem ser divididos em três tipos. Aqueles que contêm látex, aqueles que utilizam uma alternativa sintética ao látex e aqueles sem látex.

Selantes de látex

Os selantes à base de látex são os mais comuns, pois a borracha de látex natural tem propriedades de coagulação muito eficazes. O próprio látex é uma emulsão de partículas de polímero de borracha extremamente pequenas em água ou em uma solução de amônia à base de água. A maioria dos selantes também tem outras partículas não ativas na suspensão. Que igualmente agem como um núcleo para a coagulação da borracha, aumentando o tamanho dos orifícios que o selante pode preencher.

A razão para esta eficácia como selante é que a secagem do látex é ativada pelo ar. Dessa maneira à medida que o pneu gira, a força centrífuga empurra o selante para a área de contato com o solo, criando uma camada de proteção, reparando furos à medida que ocorrem. Portanto, quando um pneu é perfurado, a forte liberação de ar faz com que a parte líquida do selante evapore. Dessa maneira deixando para trás as partículas de borracha de látex que se unem e obstruem o orifício.

Selantes sem látex

Selantes sem látex abordam a prevenção de perfurações em uma direção diferente. Como não contêm ingredientes que secam da mesma forma que o látex, eles precisam de uma viscosidade muito mais espessa para tampar quaisquer perfurações e dessa maneira vedar o ar.

Constatação geral

Infelizmente, devido à natureza ligeiramente instável de todos os selantes, não é uma solução douradora. Com o tempo, o selante irá secar e, no caso de selantes à base de látex, secará como uma massa sólida. Deixando de vedar os furos.

Cada vez que você ajusta a pressão do pneu, você introduz ar no pneu, acelerando o processo de secagem. A temperatura do ar externo também terá um impacto dramático na duração. Os tempos de duração eficazes são reduzidos conforme a temperatura sobe. Mas também para muitos selantes, se a temperatura cair abaixo de zero.

Assim para muitos selantes, isso significa que a expectativa de duração é menor do que você imagina. É o único aspecto de uma configuração tubeless que pode surpreender muitos ciclistas.

Quanto tempo dura um selante?

O tempo que os diferentes selantes continuam eficazes varia consideravelmente, principalmente por conta do clima.

Contudo não são todas as marcas de selante tubeless nacional que expressamente afirmam a duração do selante. A Algoo informa que a durabilidade é de 90 dias. A Bruns indica durabilidade de 2 a 6 meses e recomenda verificação a cada 4 semanas. Solifes recomenda que para maior eficiência, se revise o selante a cada 3 meses. A maioria dos outros selantes proporcionará vida útil semelhante.

Uma outra regra prática é que quanto mais eficaz um selante for para tampar furos, mais provavelmente será mais curta sua vida útil. Portanto, para garantir uma prevenção eficaz contra furos com o selante tubeless, mas também evitar surpresas, você realmente precisa verificar os níveis do selante a cada dois meses. Mas é algo que você pode descobrir por tentativa e erro.

Como faço para usar o selante tubeless com eficácia?

Diferentes marcas recomendam diferentes volumes de selante, portanto, se você seguir suas orientações, isso deve garantir a eficácia que procura.

Para cada tamanho de pneu existe uma quantidade recomendada de líquido selante, mas isso varia conforme marca e modelo do selante. Em geral para pneus speed são em média 30 a 50 ml por roda, já pneus de MTB são de 80 a 150 ml por roda.

Desempenho de furo grande

A maioria dos selantes tubeless lida com pequenos furos, como os de espinhos e detritos da estradas de maneira eficaz. Você pode nem perceber que tem um buraco no pneu sem câmara e continuar com pouca ou nenhuma perda de pressão do pneu. Contudo andar com câmaras-de-ar podem pará-lo no caminho.

É em sua capacidade de selar orifícios maiores, como pregos nas laterais, que há uma diferença de desempenho entre os diferentes selantes. Se você gostar testes, pode fazer você mesmo.

Você pode aumentar a capacidade do seu selante de lidar com esses grandes orifícios usando um tampão de pneu. É um pedaço de material fibroso, popularmente chamado de “Macarrão” que você empurra para dentro do buraco com uma ferramenta pontiaguda. O tampão ajuda o selante a secar e preencher orifício maiores. Pois são pequenos e mais fáceis de transportar e usar do que uma câmara de ar. Entretanto você ainda possa vai precisar de uma bomba de ar para colocar o pneu de volta à pressão de uso.

A frequência depende das condições em que você está pilotando: o tempo quente provavelmente fará com que seque mais rápido. Existem também diferenças na rapidez com que o selante tubeless de diferentes marcas seca. Como você deve verificar a quantidade de selante líquido em seu pneu em intervalos regulares, é algo que você pode descobrir por tentativa e erro. Mas também vale a pena conferir as avaliações para ver se é algo que os sites de bicicletas observaram.

Conheçe alguma marca de selante tubeless nacional que não esta na matéria? Deixe sua dica de marca?

Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.