O que é um pneu de rolo, você precisa mesmo de um?

pneu de rolo
Para pedalar no rolo, dependendo do tipo e da frequência de uso, você pode precisar de pneus apropriados.

Um pneu de rolo, é uma versão concebida com borrachas apropriadas para trabalhar em temperaturas mais altas, assim impostas pelo metal do rolo.

Que tipo de rolo requer um pneu especifico?

Se você tiver um rolo de transmissão direta, não precisará comprar um pneu de rolo, pois assim você removerá totalmente a roda traseira para prender a bicicleta ao mesmo. A maioria dos outros rolos, os hidráulicos, magnéticos ou baseados na resistência do ar, o contato será direto com a roda traseira para fornecer algum tipo de resistência. Dessa maneira em outras palavras, um cilindro vai tocar sua roda traseira. Assim você definitivamente vai precisar investir em um pneu especifico para rolo, principalmente depois de ver seu pneu de rua ser rapidamente desgastado.

pneu de rolo
Foto divulgação
Por que os pneus de rolo são necessários?

Os pneus de rua são projetados especificamente para aderência ao asfalto. O cilindro que toca sua roda no rolo é de metal liso ou de metal coberto com elastômero, assim uma superfície completamente diferente. Em vez de banda de rodagem para tração, o pneu de rolo é liso e aderente ao rolo.

Ao contrário dos pneus de rua, os pneus de rolo são mais resistentes ao calor. O que é muito importante, pois rodam no mesmo local do cilindro de forma consistente ao longo do uso. Assim a medida que aquece, um pneu normal usado em um rolo começa a se desgastar rapidamente e pode até deixar resíduos de borracha preta no cilindro, mas também esfarelar ao redor no chão.

Por fim, o uso de um pneu específico para rolo garantirá que não haja nenhuma sujeira deixada no pneu que possa grudar no rolo.

pneu de rolo
Foto divulgação
Devo trocar meu pneu toda vez que uso o treinador?

Você tem duas opções para sua configuração para pedalar no rolo. Você pode troca de pneus, e talvez aproveitar isso como uma forma de treina essa prática ou pode comprar uma segunda roda. Comprar uma roda traseira de segunda mão barata com um pneu de treinamento montado nela é a mais maneira fácil de evitar o troca troca de pneu.

Devo fazer uso de pneu especifico de rolo se uso um rolo de equilíbrio?

Rolos de equilibro costumam aquece menos, pois os cilindro são significativamente maiores e assim dissipam melhor o calor. Dessa maneira desgastam menos pneu de rua que os rolos fixos. Contudo ainda desgastam mais em relação a pedalar na rua.

Na prática será interessante usar esses pneus no rolo de equilíbrio, se realmente estiver pelando frequentemente no rolo. Se for usar o rolo eventualmente, como por exemplo em dias de chuva, não vale o investimento e a mão de obra.

pneu de rolo
Foto divulgação
Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.