Pergunta mágica “Qual foi sua potência normalizada”?

potência normalizada

Se você já está um tempo aqui no Triathlon e Ciclismo, já deve ter ficado perdido quando o assunto é potência e já ouviu falar de potência normalizada ou Normalized Power (NP). Para aqueles que começaram agora ou quem treina sem medidor de Potência, fica a perguntar o que é e para que serve NP??

A potência normalizada está relacionado à potência média (AP).

O NP leva em consideração as mudanças no esforço durante a sessão. Por exemplo, rodar uma hora com uma potência constante de 260 watts pode “parecer” fácil para alguns. A Potência média ficou em 260 watts e o NP quase o mesmo. No entanto, se você comparar um pedal que com média de 260 watts, mas com alguns intervalos de um minuto a mais de 400 watts e um minuto bem fácil a menos de 120 watts, a pedalada número dois “parecerá” mais difícil.

Essa variação de potência é o que NP tenta quantificar através de um algoritmo para quantificar esforços variáveis ​​e sustentados. Assim um treino variável de muitos picos e baixas na potência apresentará um NP mais alto do que AP. Isso significa que o treino provavelmente foi mais cansativo e mais difícil. Por outro lado, a pouca variação entre NP e AP significa um esforço constante. Isso indicaria um contrarrelógio ou Triathlon bem ritmado.

potência normalizada
Foto reprodução
Teoricamente, a falta de picos de potência reduz o custo fisiológico do Atleta.

Então, se você está tentando planejar uma etapa da bike no Triathlon com bom ritmo, ter uma leitura de NP e AP próximos um do outro será positivo, pois você terá reduzido o seu custo Fisiológico.

Se você estiver pedalando em um trecho que inclui muitas subidas pesadas, rolagens e mudanças na direção do vento, o NP vai lhe dar uma potência “média” mais realista para o seu desgaste físico. Assim no caso deste exemplo, a potência será alta nas subidas e ventos contras e baixa nas descidas e ventos a favor.

Incentivo a todos os atletas a treinarem e competirem com um medidor de Potência, isso não significa que vamos desprezar a Percepção de esforço e a Frequência cardíaca, mas que teremos mais um elemento de avaliação, controle e análise.

Deixe seus comentários e vamos conversando mais sobre isso. Grande abraço galera e vamos juntos nessa jornada.

Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Treinador Certificado IronMan;
CBTRI Nível 2; Training Peaks
valubikes@gmail.com
Instagram: @VALU_TRI
Facebook: Valu Triathlon
SITE: www.Valutri.com

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