Guia básico para entender os eixos passantes das bicicletas

eixos passantes

O que você precisa saber sobre os eixos passantes que vem dominando o mercado de bicicletas

Das mountain bike as bicicletas de estrada, os freios a disco estão se tornando a norma atualmente e com eles vêm o eixo passante. Os eixos passantes permitem um alinhamento mais fácil e consistente, o que é importante para freios a disco que precisam ser alinhados corretamente em uma pinça estreita. Se você já procurou por novas rodas para sua bicicleta, se pensou em colocar a sua bicicleta com eixo passante a um rolo de treino ou mesmo precisou comprar um eixo novo, você saberá que o componente cilíndrico simples pode causar grandes dores de cabeça.

Por que eixos passantes?

Projetados originalmente para bicicletas de downhill, os eixos passantes estão rapidamente tomando o lugar dos clássicos quick releases. Eles entram por um lado do garfo/quadro, através do cubo e assim aparafusam no outro lado. Então daí o nome de eixo passante. Enquanto quick release usa compressão para segurar a roda no lugar, um eixo passante usa uma haste mais grossa rosqueada na estrutura. Dessa maneira os eixos passantes proporcionam uma estrutura mais rígida. Mesmo se de alguma forma ele se soltar, sua roda não se soltará da maneira que poderia com um quick release.

Quick release – Foto reprodução
Por que existem tamanhos diferentes?

Os tamanho variam de acordo com os projetos das bicicletas. Modelos de estrada, usam eixos passantes mais finos, modelos para downhill usam versões mais robustas. Mas como acontece com muitas coisas na indústria do ciclismo, os eixos passantes não são padronizados. Assim o padrão do eixo passante dependerá também do fabricante da sua bicicleta.

Como encontrar informações do eixo passante?

Assim antes de fazer qualquer outra coisa veja se há informações gravadas no próprio eixo passante. Vale também dar uma olhada nas especificações da sua bicicleta, certifique-se de saber o ano e o modelo completo. Assim provavelmente será algo como: 12mm × 142mm (espessura do eixo x comprimento). Mas também as vezes escrito ao contrário, 142 × 12, um tamanho popular de bicicleta de estrada.

Essa informação é importante, mas não é tudo de que precisamos. Os eixos passantes variam em comprimento, largura e o tipo da rosca na extremidade, se é em forma de cone ou plano. Mas o comprimento da rosca também. Se é aparafusado diretamente no quadro ou no garfo, de modo que o eixo passante deve ter a distância certa entre filetes da roscas conforme a bicicleta.

Depois de ter todas as informações sobre as medidas do eixo, você estará pronto para colocar sua bicicleta em um rolo de treino ou substituir os eixos e assim começar a pedalar.

eixos passantes
Eixo passante – Foto reprodução

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.