Faço atividade física e não emagreço

emagrecimento

É muito comum a afirmação: “Faço atividade física e não emagreço.” Por que será?

Normalmente há uma preocupação em relação a qualidade dos alimentos consumidos. Mas, nem sempre se pensa na caloria ingerida ou quantidade de alimentos ingeridas. Uma dieta adequada deve levar em conta qualidade e quantidade dos alimentos. Além disso, é bastante comum as compensações: “Mas, eu pedalei / malhei tanto hoje… mereço comer tal alimento!” 

Com esse pensamento acabamos aumentando a ingestão calórica e o consumo de energia gerada pela atividade física não é suficiente para gerar o emagrecimento.

É a mais pura matemática: comer menos calorias do que se gasta. Mas, esquecemos que comer muito é fácil. Não precisamos de grandes exageros para aumentar o consumo calórico. Muitas vezes, esse aumento acontece através da ingestão de alimentos saudáveis como castanhas, azeites, tapioca, carnes, açaí. 

Todos os alimentos podem e devem ser consumidos, mas, precisa ter atenção com a porção consumida e a frequência de consumo de determinados alimentos.

O consumo de alimentos eventuais e mais calóricos também acontecerá, mas, não deve ser frequente, principalmente para quem quer emagrecer.

Busque uma rotina e disciplina na alimentação. Fazer mais refeições ao longo do dia, ajuda a reduzir a quantidade consumida nas grandes refeições. Procure consumir alimentos até sentir-se satisfeito. Tente evitar a “gula” e exageros.

Para que o emagrecimento aconteça é necessário a associação da disciplina atividade física e na alimentação. Não tenha dúvida disso! Um não compensa o outro! Deve-se associar as duas variáveis.

Algumas pessoas olham o consumo calórico gerado na execução de alguma atividade física em relógios e aplicativos esportivos e sentem-se no direito de compensar comendo mais calorias. Afinal… gastei 800 calorias nessa corrida!

Mas, esquecem que aquela caloria não é 100% queima de gordura corporal e precisamos pensar em todos os alimentos que já consumimos ao longo do nosso dia e durante a atividade física (em alguns casos).

Lembre-se de fechar a conta: mantenha a disciplina na alimentação e mantenha / aumente a atividade física! Assim, o emagrecimento acontecerá.

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

Foto divulgação

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