Bike-a-thon | ONG oferece mentorias e prêmios para iniciativas de bicicleta

Bike-a-thon

4 selecionadas receberão apoio financeiro de R$4.000,00 para desenvolver suas ideias e projetos

Bike-a-thon – A bicicleta é uma ferramenta acessível e também o meio de transporte mais eficiente em distâncias de até 7 km. Então potencializando a mobilidade, a geração de renda, a logística, o lazer, a saúde, a cidadania e o direito à cidade. Assim a bicicleta pode ser uma ferramenta estratégica na construção de um pós-pandemia mais humano, democrático e sustentável.

Nessa linha de promover o uso da bicicleta na periferia, o Itaú Unibanco lançou em 2018 junto a Tembici a Estação Bike 12 horas localizada em Cidade Tiradentes. Que então contempla o bicicletário municipal e a única estação das bicicletas compartilhadas Bike Itaú fora do centro expandido da cidade.

Maior conjunto habitacional da América Latina e com uma vital dinâmica interna a partir da sua diversidade de comércios, serviços, parques e centros culturais. A cidade Tiradentes é um distrito com grande potencial para uso da bicicleta, inclusive como estratégia de enfrentamento da pandemia. Dessa maneira que a bike é o veículo recomendado pela OMS por permitir o distanciamento e a atividade física. É neste contexto que dessa maneira, 2 anos depois, o Instituto Aromeiazero lança maratona de inovação social para apoiar iniciativas que utilizem a bicicleta para promover a qualidade de vida e fortalecer a economia local na cidade.

6 propostas pré-selecionada participarão da imersão com mentorias. Abordando Bicicleta e Impacto Social, Gestão de Inovação Social e Modelos de Sustentabilidade Financeira. Dentre elas, 4 receberão apoio financeiro de R$4.000,00 para que sejam desenvolvidas. Todo o processo de imersão e seleção será online e o acompanhamento contará com visitas, conforme a fase da pandemia.

Bike-a-thon
Podem se inscrever no edital

Coletivos e grupos de pessoas físicas (representados por uma pessoa maior de 18 anos), pequenos empreendedores (MEI e ME) e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos não governamentais de todo o Brasil.

Assim inscrições do Bike-a-thon vão até 15 de agosto e poderão ser feitas através do site da Bike-a-thon.

Sobre o Aro

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando as expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.