Os 10 melhores capacetes de estrada e MTB em 2021 pela Virginia Tech

capacete

Quando se trata de escolher o capacete mais seguro para andar de bicicleta, o sistema de classificação da Virginia Tech é o padrão ouro para testes objetivos de capacete. Feito em colaboração com o Insurance Institute for Highway Safety, a equipe da Virginia Tech então testou 123 dos capacetes mais populares do mercado. Dessa maneira deu a eles uma classificação de estrela e uma pontuação numeral de segurança.

Essa classificação então se tornou mais uma referência entre as marcas. Além dela temos os testes de segurança padrão CE (europeu) e CPSC (EUA) que um capacete deve assim passar antes de ser autorizado a ser vendido nos respectivos países.

Entretanto como a Virginia Tech testa e avalia capacetes para ciclistas?

A metodologia STAR desenvolvida pela Virginia Tech usa uma torre de queda de impacto oblíqua para testar a eficácia do capacete. A metodologia dessa maneira deixa-o cair sobre uma bigorna em um ângulo de 45 graus, que melhor replica o ângulo que a maioria dos ciclistas atinge a cabeça em colisões.

A bigorna surpreendentemente é revestida com lixa, para simular a superfície da estrada. Os capacetes presos à cabeça de um manequim são lançados de 12 maneiras diferentes, variando o ponto principal de contato e também a velocidade com que são lançados. Vários capacetes são usados ​​em cada teste com o objetivo de evitar impactos próximos uns dos outros, já que teoricamente, um ciclista substitui o capacete após sofrer um impacto.

Após o teste, os capacetes recebem uma Classificação da Soma de Testes para Análise de Risco – STAR. A equação STAR foi originalmente desenvolvida para testes com capacetes de futebol e taxa de incidência de concussão, mas foi modificada para ciclistas. A equação calcula o risco de concussão do impacto com base nos testes de queda. O protocolo completo de teste esta disponível aqui.

A classificação se dá duas maneiras; uma classificação numérica e classificação de 1 a 5 estrelas. Entretanto, um número menor é melhor, já a quantidade estrelas mais alta é melhor.

Veja a lista completa de classificações de capacetes de bicicleta aqui .

Assim você pode observar como funciona o processo de teste aqui:

Contudo a Virginia Tech também observa que essas pontuações só são válidas se o capacete for usado corretamente, colocado de 3 a 5 cm acima da sobrancelha e devidamente apertado. Um capacete solto não fornecerá o mesmo nível de proteção.

Contudo nessa lista de capacetes mais seguros, é importante observar que se baseia estritamente nos resultados da Virginia Tech e que nem todos os capacetes do mercado foram testados.

“Uma pequena porcentagem dos modelos no mercado foi avaliada, todos escolhidos pelos fabricantes e enviados para a Virginia Tech”, assim observam os pesquisadores.

Mas a organização também enfatizam que essas classificações são apenas um fator de tomada de decisão em uma decisão de compra de capacete.

Capacetes mais seguros para bicicletas de estrada de 2021

Capacete Lazer G1 MIPS

Classificação STAR: ★★★★★
Pontuação STAR: 9,2
Custo: USD $ 240

capacete
Capacete Specialized Align II (MIPS)

Classificação STAR: ★★★★★
Pontuação STAR: 9,6
Custo: USD $ 50

capacete
Capacete Lazer Tonic MIPS

Classificação STAR: ★★★★★
Pontuação STAR: 9,8
Custo: USD $ 80

Capacete Lazer Century MIPS

Classificação STAR: ★★★★★
Pontuação STAR: 10
Custo: USD $ 180

capacete
Capacete SCOTT Centric Plus (MIPS)

Classificação STAR: ★★★★★
Pontuação STAR: 10,2
Custo: USD $ 200

capacete

Capacetes mais seguros para MTB de 2021

Capacete Sweet Protection Trailblazer MIPS

Classificação STAR: ★★★★★
Pontuação STAR: 8,7
Custo: USD $ 180

capacete
Capacete Fox Dropframe Pro (MIPS)

Classificação STAR: ★★★★★
Pontuação STAR: 8,9
Custo: USD $ 200

Capacete Bontrager Rally MIPS

Classificação STAR: ★★★★★
Pontuação STAR: 9,3
Custo: USD $ 150

capacete
Troy Lee projeta chamariz A2 MIPS

Classificação STAR: ★★★★★
Pontuação STAR: 10
Custo: USD $ 179

Scott ARX Plus (MIPS)

Classificação STAR: ★★★★★
Pontuação STAR: 10,7
Custo: USD $ 99

capacete

Capacete de baixo custo mais seguro

Specialized Align II (MIPS)

Classificação STAR: ★★★★★
Pontuação STAR: 9,6
Custo: USD $ 50

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.