Pneus de bicicleta: Dicas simples do que você precisa saber

pneus de bicicleta

Você que pedala regularmente, treina e participa de corridas, sabe da importância de um bom par de pneus na bicicleta. Mas também que isso faz toda a diferença no rendimento e também no seu bolso.

E quando você pensa que os pneus da bicicleta são a parte mais simples, não sabe da tecnologia que tem por trás do desenvolvimento desde a borracha utilizada até os testes em laboratórios e em campo realizados.

Nenhum pneu é igual ao outro

Existem uma quantidade enorme de texturas utilizadas em um pneu, mas a particular e mais importante é a borracha usada e que pode ser diferente e pode ser percebida em cada pneu.

A escolha do pneu vai muito do estilo de uso do ciclista. Pois se ele escolher um pneu mais durável, ele não vai ser tão macio, ou não terá uma boa performance e não será tão leve. Se o ciclista escolher um pneu para corrida e de alta performance, ele será leve, porém não tão resistente e assim também não vai durar muito.

Nenhum pneu dura para sempre

As vezes você olha para o pneu que está razoavelmente usado e nota que ele está ressecado, com rachaduras o até mesmo com craquelados, pequenas fissuras e isso não tem só a ver com a idade, mas também com exposição ao sol e as intemperes do tempo.

Assim atualmente algumas empresas usam uma máquina que expõe o pneu, buscando alternativas em polímeros de borracha que sejam mais resistentes.

Mas e como saber a hora de trocar os pneus?

A hora de trocar o pneu varia muito de ciclista para ciclista e seus kms rodados com os pneus. Normalmente fica visível que o pneu precisa de troca, principalmente pela baixa dos cravos na parte central do pneu. Outra coisa também é na hora da pedalada se está saindo muito nas curvas ou sente instabilidade. No caso de pneu slick ou pneu de estrada, fica visível o aspecto “quadrado” na banda de rodagem. Entretanto alguns pneus apresenta marcadores que indicam o desgaste e recomendam o momento de troca.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.