Specialized recebe patente para projeto de garfo articulado

Specialized

Segundo projeto, o garfo com suspensão teria capacidade de controlar melhor o curso da roda dianteira, criando vantagens sobre os tradicionais garfos telescópicos

As suspensões dianteiras de lincagens surgem de tempos em tempos. Dessa maneira, o objetivo é evitar que a suspensão “mergulhe” em frenagens. Mas também que outras alterações na geometria da dianteira da bicicleta que atrapalhem seu desempenho.

Entretanto por serem mais complexas, caras e pesadas, este tipo de suspensão nunca conseguiu se estabelecer no mercado. Talvez pela falta de suporte dos principais fabricantes desse mercado.

Agora, ao menos segundo esta patente garantida pela Specialized, este cenário pode mudar em breve. A invenção é de responsabilidade de Dave Weagle, que já criou outros modelos de suspensões de lincagens como a Trust Shout, que inclusive é muito semelhante ao modelo descrito na patente da Specialized.

A Trust Shout

Apresentada há alguns anos, a Trust Shout obteve um bom sucesso no mercado, mas viu-se obrigada a fechar as portas durante a pandemia da Covid-19.

Quando a Trust fechou, vendeu um portfólio de propriedade intelectual para cobrir o passivo da empresa. Isso significa que a Specialized agora tem a patente do design criado pelo Weagle e pode implementá-lo como quiser. Mas também colocá-lo em espera até que surja a oportunidade certa.

O garfo articulado

A patente descreve um projeto de links que coloca o eixo atrás da estrutura da suspensão. Dessa maneira a roda vai para trás e depois para cima ao atingir um buraco. Mas o projeto também prevê um off-set que diminui conforme a suspensão desce, o que ajuda a manter a estabilidade mesmo com a suspensão comprimida.

Assim, por ser um sistema four-bar, é possível inserir “anti-dive” na suspensão, evitando que ela afunde conforme você aciona os freios, melhorando assim ainda mais a estabilidade.

O garfo da patente tem um amortecedor hidráulico de uma das pernas e molas de ar dos dois lados. Dessa maneira, mesmo não tendo um arco, as forças de torção no eixo não devem ser muito grandes. O documento ainda descreve que, com variações no diâmetro das duas câmaras de ar, é possível ajustar a suspensão para reduzir as forças de torção, ou mesmo para simplificar a regulagem.

Por fim, a patente sugere que o garfo pode ser particularmente adequado para e-bikes. E-bikes são mais pesadas e mais rápidas do que as bicicletas de montanha sem assistência. Geralmente e-bikes requerem uma suspensão dianteira mais forte para lidar com as condições normais de condução.

O efeito benéfico descrito acima é uma melhoria importante em relação aos conjuntos de suspensão tradicionais e reduz algumas das desvantagens de E-bikes.

Foto divulgação Trust Performance

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.