Shimano Fest fará homenagens com o Prêmio Cláudio Clarindo

Shimano Fest

Destaques do último ano no segmento de bike receberão a honra em cerimônia virtual, a ser realizada nos dias 02 e 03 de setembro; Outras atrações do festival também tratarão de temas como esporte, paraciclismo e bikes elétricas

Durante a nova edição do Shimano Fest, exclusivamente em formato virtual este ano, será realizado o Prêmio Cláudio Clarindo para homenagear pessoas públicas, profissionais, instituições. Mas também projetos que se destacaram no ramo da bike, do esporte e na defesa e segurança dos ciclistas no período 2020, 2021.

Os agraciados serão referenciados no Dia do Festival. A programação, inteiramente dedicada ao público final, também contará com debates sobre mobilidade, sustentabilidade, diversidade, discussões sobre gênero. Mas também liberdade de expressão no universo da bicicleta, além de um bate papo com atletas e paratletas profissionais do ciclismo.

O bloco terá apresentação por Brou Bruto Drews, atleta, empresário, fenômeno da internet e um dos principais responsáveis pela popularização do MTB no Brasil. Entre os homenageados do Prêmio Cláudio Clarindo no Shimano Fest desta edição, assim estão:

Instituto Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos sociais, educacionais e culturais, com o objetivo de reduzir desigualdades sociais e promover uma visão integral da bicicleta, como transporte, expressão artística, trabalho, lazer, esporte, além da bike como ferramenta de mudança no modo de vida e de relações em centros urbanos e comunidades rurais.

Os projetos da instituição contam dessa maneira com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis.

Projeto Pedala Queimados

Com a missão de promover a transformação social através da bicicleta, desde 2015 a Pedala Queimados promove ações que visam a transformação de grandes centros urbanos pelo ciclismo. Em 2020, em plena crise econômica e pandêmica, o projeto disponibilizou bicicletas compartilhadas a baixo custo em Queimados, Rio de Janeiro, com o valor simbólico de aluguel por apenas R$ 5.

Dentre as atuações da associação, estão: pedaladas, caminhadas, trilhas em unidades de conservações, rurais e urbanas; palestras, seminários, debates, cursos de capacitação, mas também outras atividades.

Campanha Proteja o Ciclista

Criada por Solange e Iasmin, mãe e irmã, respectivamente, do ciclista Henrique Isaac Panzarini Silva. A campanha teve inicio após o falecimento do jovem, tragicamente atingido por um caminhão enquanto andava de bicicleta.

A iniciativa tem como principal objetivo a conscientização sobre cuidado e respeito ao ciclista no trânsito, além da doação de capacetes para ciclistas que não têm condições de adquirir um.

O nome da premiação homenageia Cláudio Clarindo, ativista e ultra ciclista brasileiro, que, por cinco vezes, completou a Race Across America (RAAM), a mais dura prova de ultra ciclismo do mundo. Clarindo foi embaixador da Shimano na categoria road, de 2011 à 2016. no em que faleceu devido a um acidente enquanto treinava na Rodovia Rio-Santos. Em vida, destacou-se no cenário internacional do ciclismo de endurance e foi um grande incentivador da bicicleta e da mobilidade sustentável.

Debates

Além da seção de homenagens, também acontecerão os seguintes debates:

Bate-papo: Olimpíadas e Paraciclismo (dia 3/9, às 19h) com Tomaz Bueno, dono do canal de YouTube Vida Adaptada, que mediará uma conversa com os atletas olímpicos Renato Rezende, Priscilla Stevaux (BMX), Fernando Aranha (triathlon) e a paraciclista Paula Ferrari. Assim falando sobre bike na olimpíada, inclusão e a valorização dos esportistas com deficiência.

Cenário de E-bike no Brasil: uma tendência mundial versão brasileira (dia 2/9 às 13h45), com William Mendes, gestor de uso público e ecoturismo do Legado das Águas, maior reserva particular de mata atlântica do país. Que então vai falar da vocação do espaço para a prática de MTB, principalmente, a utilização de bikes elétricas, as E- MTB. Em seguida, a Shimano irá apresentar um pouco do seu grupo para bicicletas elétricas assistidas, o STEPS.

E, por fim, A Explosão do MTB Brasileiro (dia 2/9 às 14h30): um bate-papo com Henrique Avancini, em Nová Mesto, na República Tcheca; heptacampeão brasileiro, tricampeão pan-americano e maior nome do ciclismo nacional na atualidade, com a participação de Brou Bruto Drews. Avancini vai falar sobre suas recentes conquistas e a experiência nas Olimpíadas de Tóquio.

A transmissão aberta será realizada através do site do evento, de 16h30 às 21h.

Fotos divulgação Shimano Fest

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.