Caloi Essencial ganha Menção Honrosa no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Magalu e Caloi

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação revela talentos e consagra profissionais e empresas. O prêmio retorna agora em 2021, entretanto em formato on-line por conta da pandemia de COVID-19.

Em 2020, ano marcado pela pandemia de covid-19 e pelo isolamento social, Magalu e Caloi, duas empresas ícones em seus respectivos setores, se juntaram para lançar a Caloi Essencial. Um modelo de bicicleta desenvolvido, fabricado e distribuído em tempo recorde para ajudar o país a voltar a se movimentar após o pico da crise. O modelo de edição limitada, contou com 10 mil unidades fabricadas.

Projetada para ser um produto resistente e durável, que enfrenta a vida em grandes cidades, a Caloi Essencial homenageia todos os profissionais essenciais que atuam na pandemia. 100% do lucro do projeto teve destino para o Projeto Florescer que tem como propósito democratizar o acesso à água e saneamento básico no Brasil.

Detalhes do projeto da Caloi Essencial
  • Cores: A fim de suprir a falta do toque, a patela de cores é acolhedora e leve, assim como um abraço
  • Adesivos: A escolha da fonte foi um dos principais pontos do projeto pois a partir dela que criamos o símbolo do coração que foi usado para dar ao produto a sensação de carinho e acolhimento.
  • Pneus: Pneus são maciços para que o usuário tenha o mínimo de manutenção possível e além de não correr o risco do pneu furar no meio do trajeto

“O Prêmio Design tem sido, ao longo de toda a sua existência, fundamental na construção da identidade do design nacional, o que faz com que o Museu da Casa Brasileira seja consciente de seu papel na manutenção regular anual da premiação. A retomada das atividades em 2021, após o cancelamento da edição anterior em decorrência da pandemia, representa – portanto – um necessário ato de resistência. Contando com a colaboração de todos os atores envolvidos na realização, podemos agora apresentar no site do Museu e no Instagram @34premiodesign os premiados de mais esta edição”, então comenta Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

“Esta é a premiação de design mais importante do país e, neste momento complexo de pandemia, a atitude corajosa por parte do Museu da Casa Brasileira de não deixar o prêmio se interromper por mais um ano é fundamental, por servir de mais um estímulo para que possamos nos manter atentos à produção nas nossas áreas de atuação”, assim explica Gerson Lessa, coordenador da comissão julgadora de produtos.

O 34º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira marca um momento histórico na existência do evento; afinal – com o total de 431 inscrições – a edição apresentou o maior número de trabalhos escritos dos últimos três anos (75 trabalhos, dos quais: 18 publicados e 57 não-publicados). A realização conta, ainda, com apoio do Senac – na leitura e produção dos pareceres por parte do Comitê editorial para os trabalhos escritos não publicados classificados como 1º, 2º e 3º lugar – e da ArqXP, que encartará na edição de novembro um breve catálogo do 34PD.

Sobre o Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação revela talentos e consagra profissionais e empresas. O MCB recebe diversas produções nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os inscritos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de Produtos e outra para Trabalhos Escritos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos selecionados.

Assim saiba mais sobre o prêmio.

Fotos divulgação Caloi

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.