Absolute Bike lança o canote retrátil Absolute Prime EX

Absolute Prime EX

Modelo da marca brasileira chega ao mercado em três medidas diferentes, 27.2, 30.9 e 31.6mm, com até 125mm de curso

O mercado de bicicletas não para de evoluir. Assim nos últimos anos, diversas tendências apareceram em todo o mundo. E surpreendentemente algumas delas acabaram virando realidade. Uma delas é o canote retrátil para mountain bike, que nos últimos anos tem se tornado cada vez mais comum nas trilhas. E é alinhado com este movimento que chega o novo lançamento da brasileira Absolute Bikes. O canote retrátil Absolute Prime EX, que traz características modernas, três medidas diferentes e a promessa da melhor relação custo benefício da categoria.

Também conhecido como dropper post, os canotes retráteis são uma realidade. Este componente é um canote de selim que tem altura ajustável, permitindo que você possa abaixar o assento em sessões mais técnicas de single tracks, por exemplo.

Por que utilizar um canote retrátil?

Primeiro vamos entender um pouco da história. Os primeiros dropper posts de que se têm notícia apareceram na década de 90. O conceito veio quando ciclistas procuravam uma solução para alterar a posição do selim, especialmente na hora de descidas mais íngremes.

Depois de alguns anos esta tendência reapareceu nas bikes de enduro: as pessoas queriam subir tranquilamente, mas procuravam uma posição mais segura e confortável na hora de descer com velocidade. Dessa maneira o que era apenas do enduro chegou para o cross country: com circuitos cada vez mais técnicos, hoje em dia é muito comum ver atletas de alto rendimento utilizarem canotes retráteis.

Mas por que ele é tão bom?

Com um canote retrátil você pode alterar a altura do selim apenas acionando uma alavanca, que está colocada no guidão da sua bicicleta. Assim, você pode pedalar sentado confortavelmente em uma subida, abaixar o selim para um trecho em descida técnica e, em seguida, ajustar a altura quando chegar no plano, tudo sem descer da bike ou tirar a mão do guidão.

O advento do canote retrátil permite que você ajuste o selim na altura correta para cada trecho ou situação, garantindo mais segurança e ainda mais eficiência. Especialmente em descidas: ter o canote mais baixo apenas acionando uma alavanca vai fazer com que você tenha uma posição melhor, sem deixar o selim atrapalhar os movimentos.

“Para quem começa a usar um canote como este, é muito difícil voltar a utilizar um convencional. Ele traz muito mais confiança e, consequentemente, mais segurança para pedalar do seu jeito e correr menos riscos, possibilitando a evolução técnica a cada pedalada”. Então explica Marcel Balog, gerente de produtos da Isapa e ciclista há mais de 20 anos.

As características do canote retrátil Absolute Prime EX

O novo canote retrátil Prime EX é desenvolvido em liga de alumínio e possui sistema hidráulico com cartucho selado, com possibilidade de ajuste infinito dentro do seu curso, ou seja, ele pode ficar na altura que você quiser. Está disponível em três medidas diferentes, compatíveis com as principais medidas de quadros de mountain bike e até gravel disponíveis no Brasil:

  • 27.2mm: com 80mm de curso e 330mm de comprimento;
  • 30.9mm e 31.6mm: com 125 de curso e 440mm de comprimento.

Todos os modelos são compatíveis exclusivamente com quadros com sistema de cabeamento interno.

O funcionamento do Prime EX é extremamente simples: ele atua como se fosse uma trava de suspensão. Acoplada ao guidão, o ciclista aciona a alavanca que, por meio de um cabo, libera o movimento do selim e, ao soltar a alavanca, o selim para na posição desejada.

Entretanto é importante frisar que o canote retrátil Prime EX já vem acompanhado de cabo, conduíte e alavanca, pronto para instalar.

O canote retrátil Prime EX conta com a garantia de 1 ano da Absolute Bikes para defeitos de fabricação, além de contar com assistência técnica no Brasil e peças de reposição.

Custo benefício

O canote retrátil Absolute Prime EX chega ao mercado brasileiro neste mês de novembro – e promete ter a melhor relação custo benefício do segmento.

Nas lojas de todo o país, o valor sugerido de venda do Prime EX é R$ 1.199,00. O canote que pesa aproximado de 680g na versão 30.9mm. Para efeito de comparação, um produto similar de marca referência chega a custar R$ 3.999,00 pesando 620g.

Fotos divulgação Absolute Bikes

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.