Por que as pastilhas de freio ficam sujas? Como limpar?

Se os freios não estiverem funcionando corretamente e as pastilhas ainda não estão gastas. Então, elas podem estar sujas. Dessa maneira veja como limpar e aproveitar toda vida útil das pastilhas de freio.

Por que as pastilhas de freio ficam sujas?

A causa mais comum é que as pastilhas de freio fiquem sujas com graxa ou óleo da rua, ou por lubrificação da corrente. Óleo em geral criam uma película que reduz consideravelmente a capacidade de frenagem.

Mas a redução de frenagem não acontece sozinha, essa sujeira também costuma ser a fonte de barulhos incômodos. Assim quando isso acontecer, a primeira coisa a fazer é verificar se a pastilha ainda tem superfície de frenagem, mais de 1 milímetro do material de freio.

Limpe ou troque

Retire as pastilhas de freio e assim teremos 2 opções, trocar as pastilhas por novas ou tentar limpar as atuais.

Com as mãos limpas, entretanto é sempre melhor usar luvas, a primeira coisa a fazer é limpar a camada superficial das pastilhas de freio. Para isso usaremos um pano embebido em álcool. O álcool ajuda a quebra as moléculas de graxas e óleos.

Usando uma lixa fina esfregue a superfície da pastilha, com cuidado para fazer de forma homogénea e dessa maneira remover a superfície contaminada. Quando ver que removeu a camada que estava contaminada, passa novamente o pano umedecido em álcool para retirar o pó que a lixa deixou.

Em seguida encharque as pastilha com álcool e coloque fogo, deixe queimar até secar.

Contudo antes de remontar. É altamente recomendável limpar as pinças e discos de freio. Assim que tivermos certeza de que todos os componentes estão limpos e secos, remonte as patilhas de freio.

Teste antes de sair para pedalar.

Com o sistema montado, é aconselhável fazer algumas freadas. As patilhas podem continuar a chiar no início, mas se tudo estiver limpo e descontaminado, a frenagem voltará a funcionar como antes e sem aquele barulho incômodo.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.