Dividido em três níveis, o programa de cursos mecânicos do Centro Mundial de Ciclismo (WCC) são destinados a pessoas que desejam seguir a carreira de mecânico profissional
A União Ciclística Internacional (UCI, acrônimo para Union Cycliste Internationale) e o seu Centro Mundial de Ciclismo (World Cycling Centre) vão aprimorar o programa de treinamento de mecânicos em 2022, graças ao S-TEC da Shimano: curso de formação, educação e certificação em tecnologia (Technology Education and Certification training courses).
A partir de fevereiro de 2022, a Shimano irá disponibilizar vídeos de tutoriais instrucionais, disponibilizados pelos técnicos da UCI para mecânicos no mundo todo. Dessa maneira a contribuição da Shimano fortalece a sólida parceria da marca com a União, que começou no final da década de 90.
“Essa melhoria é um importante aspecto da nossa parceria com a UCI, pois nos torna capazes de contribuir para o aumento do número de mecânicos de bicicleta, aumentando a qualificação de profissionais no mundo inteiro. Além disso, vamos poder dar apoio a esses ‘heróis dos bastidores’ e, indiretamente, proporcionando uma experiência de ciclismo de qualidade para o jovem e o mais experiente, amadores e profissionais pelo mundo”, então comentou Myron Walraven, chefe de marketing Esportivo da Shimano Europa.
Curso para fazer carreira
Os cursos de mecânica WCC da UCI são destinados a pessoas que desejam seguir a carreira de mecânico profissional. O programa é dividido em 3 níveis: o Nível 1, curso introdutório de 3 dias que pode ser realizado online; Nível 2 já é um curso de duas semanas focado no desenvolvimento de mecânicos, de modo presencial; Nível 3 também é um curso com duração de duas semanas, presencial, direcionado para mecânicos que irão trabalhar em equipes profissionais ou em federações de ciclismo nacionais.


Apenas em 2021, houveram 60 mecânicos treinados pelos técnicos da UCI nos três níveis. Dessa maneira em oferecidos em suas bases em: Aigle, na Suíça (32), Cairo, no Egito (16) e Luoyang, na China (12). Assim para 2022 a Shimano criou vídeos específicos para o Nível 1 deste treinamento. Mecânicos que participarem dos outros dois níveis mais adiantados de treinamento, contudo terão total acesso aos vídeos existentes na plataforma Shimano T.E.C.
Vincent Jacquet, diretor da WCC/UCI, deu as boas-vindas a essa contribuição da Shimano nos treinamentos.
“A profissionalização das pessoas trabalhando com ciclismo é uma de nossas missões. Portanto, ao disponibilizar acesso aos seus vídeos de treinamento, a Shimano está nos ajudando a garantir que mecânicos no mundo todo sejam treinados em altíssimo nível”, então declarou.
Habilidades
Os alunos nos treinamentos WCC da UCI desenvolvem diversas habilidades. Como montagem de bicicletas, montagem de rodas, manutenção de bicicletas e componentes, preparativos e ajustes para competições e posicionamento na bike. Vários ex-alunos seguiram em frente, trabalhando em federações de seus países, equipes profissionais, clubes de ciclismo ou abriram sua própria bike shop. Para 2022, assim se espera centenas de novos alunos participantes, que irão beneficiar-se do programa de treinamento em mecânica, com 10 cursos programados nos três níveis.
Assim mais informações sobre o treinamento S-T.E.C. da Shimano, lojistas e outros profissionais devem contatar o distribuidor oficial Shimano no Brasil, a Blue Cycle. Para saber mais sobre os treinamentos da UCI, interessados devem enviar e-mail para formation@uci.ch.
Fotos divulgação Shimano
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Beta Alanina é bom para quem pedala?
- Elite Cooma Sport | Primeiras impressões pastilha de freio cerâmica
- 12 dicas para lavar roupa de ciclismo e manter a durabilidade

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!