Lauro Chaman recebe prêmio de melhor atleta Paralímpico 2021

Lauro Chaman

O Prêmio Paralímpicos, maior premiação do paradesporto nacional e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2011, homenageou atletas de 24 modalidades na noite desta terça-feira, 8, em cerimônia online realizada no São Paulo Expo, na capital paulista. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube do CPB e contou com a apresentação do jornalista Renato Peters, do Grupo Globo, e da velocista Verônica Hipólito, da classe T37.

Em sua 10ª edição, o Prêmio Paralímpicos reconheceu os feitos dos atletas que se destacaram nas competições ao longo de 2021, quando aconteceram os Jogos Paralímpicos de Tóquio. A eleição dos 24 vencedores foi feita por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações responsáveis por cada uma das modalidades representadas na premiação. Atletas como Yeltsin Jacques, dono da 100ª medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos, Fernando Rufino, primeiro campeão paralímpico do país na canoagem, Mariana D’Andrea e Alana Maldonado, primeiras mulheres a subirem no lugar mais alto do pódio pelo país no halterofilismo e no judô, respectivamente, além da nadadora Carol Santiago, detentora de cinco medalhas no Japão, estiveram entre os premiados.

A premiação continua

A premiação continuará nesta quarta-feira, 9, com a entrega de mais 11 troféus em evento que também será realizado no São Paulo Expo. No entanto, desta vez, a solenidade terá a transmissão do SporTV 3, a partir das 19h. Os vencedores que serão anunciados no segundo dia do Prêmio Paralímpicos pertencem às categorias: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Prêmio Braskem, Atleta Revelação, Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminino e o “Atleta da Galera”.

Essa última categoria é a única que terá um premiado escolhido por meio de eleição popular. A votação foi iniciada no dia 1º de fevereiro e será encerrada durante a solenidade. Nesta edição, os concorrentes são: Beth Gomes (atletismo), Carol Santiago (natação), Gabriel Araújo (natação), Thalita Simplício (atletismo) e Thiago Paulino (atletismo). Esses cinco atletas foram indicados após uma votação feita entre os colaboradores e o Conselho de Atletas do CPB, jornalistas e patrocinadores (Loterias Caixa e Braskem).

Lauro Chaman
No ciclismo

Lauro Chaman recebeu na noite de ontem o prêmio de melhor atleta Paralímpico pela sexta vez consecutiva.

“Queria agradecer ao CPB, a Deus, queria agradece à minha família, à minha avó e a todos aos meus amigos. Também ao CPB, à CBC, da equipe de Santos que represento, à bolsa pódio. Foi um ano de muita felicidade e um pouco de frustação. Fui campeão mundial um pouco antes dos Jogos de Tóquio e, no Japão, infelizmente tive uma queda e fiquei fora do pódio por pouco. Mas sou grato por tudo e agora vou procurar se preparar ao máximo para buscar a medalha paralímpica”, então comentou Lauro Chaman.

Nas redes sociais

“Muito feliz e grato em receber o prêmio de melhor atleta do ano 2021, foi a sexta vez seguida que recebo esse prêmio, agradeço muito a todos que fazem @ocpboficial e @ciclismocbc, toda minha família, amigos e todos que torcem por mim, ótima e abençoada semana a todos” assim publicou o atleta.

História

Lauro Chaman é natural de Araraquara, São Paulo. Nascido em 25/06/1987, compete na Classe: C5. Lauro perdeu o movimento do tornozelo após uma operação. Aos 16, começou no ciclismo convencional e iniciou no paralímpico com 22 anos, em provas de pista e estrada.

Principais conquistas em 2021

Quarto lugar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 – Prova de Resistência e Prova de Contrarrelógio; campeão Mundial de Paraciclismo 2021 em Cascais, Portugal – Prova Resistência; medalha de bronze no Mundial de Paraciclismo de Estrada 2021 em Cascais, Portugal – Prova de Contrarrelógio.

Foto divulgação Ale Cabral/CPB

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.