Copa do Mundo de MTB plantará mudas para reduzir emissões de CO2

Cada ciclista que participar da competição entre os dias 7 e 10 de abril, em Petrópolis/RJ, terá uma árvore plantada em áreas degradadas

A etapa de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike, entre 7 e 10 de abril, em Petrópolis/RJ, irá muito além das disputas no circuito XCO Henrique Avancini, no São José Bike Club. Fora de lá, a organização do evento também deixará suas marcas em outras áreas, como é o caso da parceria com o Projeto Plantar – Empresa Amiga da Natureza. Para cada atleta que participar do evento internacional da região Serrana do Rio de Janeiro, uma muda nativa será plantada em áreas degradadas. Assim contribuindo diretamente para melhorias em relação ao clima e aquecimento global.

“Iniciamos essa parceria com o Projeto Plantar na etapa de Araxá da Copa Internacional Michelin de MTB, no ano passado, com 700 mudas plantadas. A Plantar está reflorestando o circuito Serra da Canastra, gerando um benefício direto para natureza e para as gerações futuras. Cada tem seu georreferenciamento e assim é possível acompanhar o crescimento de cada árvore. Esta é uma ação super legal, que para mim é um prazer estarmos juntos com eles e repetirmos a dose em Petrópolis”, então comenta Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin e da Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB.

A ação em Araxá

Foi através do plantio de 700 mudas nativas de reflorestamento, que a CIMTB Michelin tornou-se parceira do Projeto Plantar, após a etapa de Araxá da competição, realizada em 2021. A campanha Empresa Amiga da Natureza busca reduzir as emissões de CO2 através do plantio de mudas nativas em áreas degradadas.

“Por meio da campanha Empresa Amiga da Natureza, a Plantar busca subsídio financeiro de empresas privadas para o reflorestamento gratuito para produtores rurais de agricultura familiar no circuito Serra da Canastra”. Então explica André Xavier, um dos responsáveis pelo projeto.

“Nossa engenheira ambiental, Juliana, sempre ajuda na manutenção da pista de Araxá. Assim, ela aproximou a Plantar e a CIMTB Michelin. Tivemos um estande lá e, em contrapartida, plantamos 700 mudas nativas no circuito Serra da Canastra”, por fim conta.

Cada muda plantada gera uma “certidão verde”, ou seja, a certidão de nascimento do plantio. Com um QR Code (código de rastreamento), a árvore fica com o nome da pessoa que fez o plantio. O Projeto Plantar é a primeira startup de reflorestamento voluntário com rastreamento QR Code da América Latina. A empresa busca subsídio financeiro em empresas de responsabilidade ambiental, aplicando diretamente no outro extremo, ou seja, nas áreas de produtores rurais de agricultura familiar, através do reflorestamento de nascentes em curso d’água e em áreas degradadas, sem qualquer custo para o produtor. Em três anos e meio, 43 mil mudas nativas estão plantadas. Assim aproximadamente 14.104 toneladas de carbono “sequestradas da atmosfera”, em 116 propriedades diferentes.

O projeto

O Projeto Plantar trabalha com o plantio de mudas nativas em áreas de degradação ambiental, buscando realizar o reflorestamento desses locais, seja através da campanha Empresa Amiga da Natureza, ou através de eventos/ações realizadas por empresas com foco em Meio Ambiente.

A campanha

O plantio é realizado pela parceria do Projeto Plantar com empresas de responsabilidade socioambiental na campanha Empresa Amiga da Natureza. A parceria esta associada a um selo para divulgação em suas redes sociais, etiquetas de produtos, embalagens, dentre outras formas de marketing verde.

O foco esta em auxiliar empresas interessadas em atuar de forma sustentável no mercado a reduzirem seus impactos ambientais. Dessa forma, ao mesmo tempo que a empresa reduz a sua “pegada ecológica” ela ajuda o Meio Ambiente a se recuperar, plantando árvores e sequestrando dióxido de carbono da atmosfera.

A empresa ao entrar no programa, fomenta um lote mínimo de 100 árvores nativas, equivalente ao sequestro de 19 toneladas de carbono da atmosfera em até 20 anos. O objetivo é zerar o CO2 emitido por cada empresa parceira, através de cálculos de pegada ecológica para cada segmento. Assim mais informações no site.

Fotos divulgação CIMTB

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.