A competição Brasil Ultra Tri é credenciada pela Internacional Ultra Triathlon Association (IUTA) e terá as maiores distâncias já disputadas no país
Pela primeira vez, ultra atletas participarão de uma competição credenciada pela Internacional Ultra Triathlon Association (IUTA) em um destino na América Latina. O Brasil Ultra Tri será realizado em solo brasileiro. Assim mais precisamente em Búzios, no Clube Aretê, entre os dias 02 e 09 de abril, com sete opções de modalidades em longas distâncias. Nomes como Sérgio Cordeiro, campeão mundial de ultra triathlon, e Ferenc Szonyi, da Hungria, participarão de provas com as maiores distâncias de triathlon já realizada no Brasil: 19km de natação, 900km de ciclismo e 211km de corrida. A competição fará parte do circuito mundial de Ultra Triathlon, o calendário anual de provas da associação internacional, e está apta a homologar possíveis recordes mundiais e continentais. As vagas são limitadas a 50 atletas e a pré-inscrição está sendo feita através do site oficial.
O evento contará com estrutura completa de alimentação, hidratação, camping, serviço de massagem e ambulância. Toda a prova irá acontecer dentro da sede Esporte e Lazer do Clube Aretê Búzios, com piscina olímpica, pista de ciclismo e área de corrida exclusivas, igualmente livre de tráfego de veículos e pedestres.


“O maior desafio para organizar uma prova com essas distâncias era encontrar um local adequado, com uma área para natação segura e próxima a uma pista de ciclismo livre de carros e plana. Procurei inicialmente em Santa Catarina, mas quando achava um lago ou piscina a pista de ciclismo não atendia e vice-versa. O Aretê foi a fusão de tudo o que melhor atendia a competição: a pista de ciclismo, uma das melhores do país, ao lado de uma piscina de 50 metros, ideal para as longas distâncias, e ainda com um lago próprio para a natação. Tudo em um mesmo lugar, dentro do clube, com segurança e conforto, sem falar na beleza de Búzios.”
“Assim que conhecemos a sede esportiva do Clube Aretê soubemos que era o lugar perfeito para a primeira edição do Ultra Triatlón na América Latina”. Então detalha Daniel Oliveira, recordista panamericano e considerado o terceiro melhor do mundo no esporte, que está trazendo pela primeira vez ao Brasil uma competição oficial de ultra triathlon, homologada pela IUTA.
Daniel Oliveira é ultra triatleta desde 2016, ano em que venceu o campeonato mundial no México. Desde então representa o país em diversas competições internacionais colecionando títulos, entre os mais relevantes: campeão mundial em 2016, vice-campeão mundial em 2017, recordista panamericano em 2019, sendo o único brasileiro a realizar a maior prova de ultra triathlon já feita na história: o Double Deca, equivalente a 20 vezes a distância de um Ironman, de forma contínua. Este feito tornou Daniel o 3º homem mais resistente do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Ultra Triathlon (IUTA). Além de atleta, Daniel faz parte da diretoria do comitê internacional, o que possibilitou a realização da primeira prova de ultra no Brasil com a chancela da associação internacional.
“Nosso plano é que a partir de 2023 possamos realizar duas provas por ano no Brasil Uma no início do ano com distancias menores e as maiores no final do ano, equivalente a Double Deca Tri, com 76 km de natação, 3.600 de ciclismo e 844 km de corrida. A última prova feita mundialmente com essas distâncias foi em 2019, no lugar x. Queremos repetir isso no Clube Aretê Búzios”, assim conclui Daniel Oliveira.
Assim mais informações no site.
Fotos divulgação
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Expert Clean – Limpeza e desinfecção
- Review Capacete Lazer Sphere
- Review pneu Bontrager R1 Hard-Case Lite 700×25

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!