Fala Galera do Triathlon, como estamos nos treinos?
Domingo dia 27/03 aconteceram duas provas de Triathlon, a Rio Triathlon no recreio dos bandeirantes e o Capixaba de ferro na cidade de Guarapari no Espirito Santo.
Em ambas as provas temos uma dúvida comum, qual seria a cadência ideal para uma prova plana como a do Rio Triathlon e qual seria a mais adequada para uma prova com muita subida e descida como a do Capixaba de Ferro?
Afinal qual a sua cadência, ela é a ideal?
Esse é um debate quase infinito e sabemos que Cadências Altas/Baixas possuem exigências diferentes no corpo.
Baixa cadência requer mais força muscular, enquanto altas exigem menos força por pedalada, mas sobrecarregam o sistema cardiovascular.
A cadência mais eficaz vai depender da situação e do tipo de evento e principalmente de VOCÊ.
Cadências entre de 70-80 rpm são consideradas “baixas”, mas eficientes, e úteis para eventos de Muito longa duração quando a conservação de energia é a principal preocupação.
Altas cadências de 90-100 rpm são melhores para a maioria das provas de Ciclismo e ou Contra-relógio, nas quais a produção de força é mais importante.
E cadências muito altas de 100-120 são mais eficientes em sprints.
PARA TRIATLETAS, UMA CADÊNCIA MAIS LENTA PODE SER MELHOR.
Porém estudos mostram que triatletas que pedalam com uma cadência mais alta no final da perna da bike conseguem correr em um ritmo inicial mais rápido. Isso é uma boa evidência de que até mesmo os triatletas podem se beneficiar da CAPACIDADE DE PEDALAR EM DIVERSAS CADÊNCIAS.
Um aspecto final da cadência é como ela pode impactar na sua corrida, uma cadência econômica, causando menor fadiga muscular e cardiovascular e produzindo maior potência, trará uma melhor performance geral na corrida, mas isso é algo individual e que apenas com muito treino e avaliações é possível encontrar.
Existem diversos estudos sobre a melhor cadência, mas acredito que isso é algo muito particular e que nós amadores devemos antes de tudo, buscar entender que nem tudo que funciona bem com os grandes atletas, vai refletir exatamente em melhor performance na nossa realidade.
Eu recomendo sempre aos meus atletas a testarem diversas cadências nos cenários que costumam estar treinando ou vão encontrar nas provas, dessa forma fica mais fácil e simples sabermos o que conseguimos fazer com menor esforço e maior eficiência.
Em resumo, tentativa e erro é o que vai nos trazer o melhor resultado.
Então qual a sua cadência?
Deixe nos comentários o que vocês acham e fazem como sendo o melhor.
Curta, comente e compartilhe com seus amigos.
Treinamento de Triathlon/ Ciclismo / Corrida – Assessoria Online, mande mensagem pelo link https://linktr.ee/valutri
Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Treinador Certificado IronMan;
CBTRI Nível 2;
Training Peaks
valubikes@gmail.com
Instagram: @VALU_TRI
Facebook: Valu Triathlon
SITE: https://www.trainingpeaks.com/coach/valutri
Foto divulgação Eduardo Duks / MoveOn Digital
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Loja Bike Humaitá | Conhecendo a nova loja e oficina de bicicletas
- Expert Clean – Limpeza e desinfecção
- Review Capacete Lazer Sphere

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!