Número de ciclistas cresce no Brasil, mas ainda requer cuidados especiais

Seminário

Para comemorar o Dia Mundial da Bicicleta, a insurtech Kakau vai oferecer 15% de desconto na assinatura do seguro Mobi

Qualidade de vida, diversão, receio de aglomerações no transporte público ou mesmo a alta dos combustíveis. Dessa maneira tantos os motivos para ter uma bike que a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um dia somente para elas, 3 de junho.

Data oficial para conscientizar sobre os vários benefícios de usar a bicicleta para transporte e lazer, não há dúvidas de que as magrelas caíram no gosto dos brasileiros.

A expectativa da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), é que, em 2022, sejam produzidas 880 mil bicicletas no país. Seria até possível produzir mais, entretanto o gargalo está na falta de insumos no mercado internacional.

As estrelas da vez são os modelos elétricos: apenas em 2021, entre produção e importação, foram vendidas quase 41 mil unidades. E a expectativa de crescimento do mercado esse ano pode chegar a 50% com a retirada do imposto de importação para motores e a queda no preço.

Se há mais bikes rodando Brasil afora, a infraestrutura e a mobilidade precisam acompanhar. Segundo dados divulgados pela Abraciclo em 2021, a malha de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nas capitais cresceu 40,8% em relação a 2018. Agora, são 4.279,7 km.

São Paulo é a cidade brasileira com maior malha cicloviária. Em 2021 eram 681 km, número que pode chegar a 1 mil km até 2024. Outra cidade que investiu pesado foi Salvador, que foi de 30 km a 310 km em oito anos. Recife é mais um bom exemplo: de apenas 24 km em 2013 chegou a 167 km em março de 2022.

A parte ruim

Contudo, infelizmente, nem só de boas notícias vive o mundo das bikes. Maceió, por exemplo, tem apenas 6 km de ciclovias e durante todo o ano de 2021 foram registrados 11 sinistros, um número 275% maior do que o observado durante o ano de 2020. E Bauru, cidade paulista que desde 2017 não investe em ciclovias, tem 32 km de ciclovias e um crescimento de 200% no número de vítimas fatais em acidentes.

Com mais acidentes, a procura por seguros de bikes também cresceu. Segundo dados levantados pela Kakau, plataforma digital de seguros liga e desliga, a procura por esse tipo de serviço cresceu mais de 200% de 2021 para 2022. As três cidades com maior procura são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (nessa ordem). E o modelo de bike mais segurado foi o Hacker HDS, da marca Oggi.

Dessa maneira para comemorar e prestigiar o Dia da Bicicleta, a Kakau fará uma ação especial, durante todo o mês de Junho. Todos que assinarem o plano Mobi, no período mencionado, ganharão 15% de desconto no primeiro mês com o voucher KAKAUMOBI15.

Assim saiba mais no site.

Foto divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.