Fernando Zogaib vai atrás do FKT na Estrada Real

Fernando Zogaib

O atleta profissional de ultra distância da SCOTT Fernando Zogaib contará com o apoio de Strava em seu próximo desafio. O ciclista está embarcando em uma nova aventura onde tentará bater o FKT (Fastest Known Time) da Estrada Real. Dessa maneira o objetivo é percorrer quase 700 quilômetros em menos de 48 horas e o caminho traçado tem seu início na cidade de Ouro Preto (MG) e termina em Paraty (RJ).

Em sua última tentativa, realizada em agosto de 2021, o atleta completou os 678 km em 52 horas e 11 minutos. Dessa forma no total, o tempo em movimento foi de 36 horas e o tempo entre os descansos e imprevistos no caminho foi de 16 horas. Já o tempo em movimento do recordista atual da rota é surpreendentemente de 42h, com 6h para imprevistos e descansos.

Para esse novo desafio, Fernando Zogaib terá ao seu lado a maior plataforma do mundo para atletas, o Strava. Com as novas funcionalidades de esportes off-road, o ciclista poderá analisar todos os segmentos que encarará na Estrada Real e planejar os seus treinos para alcançar o seu objetivo.

“Para mim é de extrema importância ter o Strava ao meu lado pelo fato de ser a maior plataforma de desenvolvimento esportivo e avaliação de desempenho global. As ferramentas do aplicativo para medição de desempenho são imprescindíveis no meu dia a dia e no planejamento dos meus treinos. Eu utilizo a plataforma há muitos anos e tenho quase 150 mil quilômetros rodados no Strava. Na Estrada Real, eu utilizei para entender os tempos de cada trecho e conseguir prever, até com bastante precisão, o tempo que eu pretendia fazer para quebrar o recorde de 2021”, então conta Zogaib.

O trajeto

A Estrada Real é a maior rota turística do país com mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

FKT

O conceito de Fastest Known Time, ou melhor tempo conhecido, é um recorde não oficial em determinado trecho e segue critérios próprios. Mas além das várias modalidades do ciclismo, o FKT pode também ser aplicado em outros esportes como corrida, treking, trail running etc.

“É uma espécie um recorde não-homologado em um determinado trecho que segue as regras do FKT. É praticamente um KOM do Strava”, assim explica Zogaib, que vai usar os tracks oficiais para estabelecer um novo FKT, desta vez pelo caminho reconhecido oficialmente pelo Instituto Estrada Real.

Por conta de horários de balsas e outros detalhes, o ultraciclista entretanto ainda não definiu o horário de sua largada na sexta-feira.

Foto divulgação Héder Luis / redclicks.fotografias

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.