Saiba como participar da Clínica Técnica da CIMTB em Taubaté

cimtb

Atividade com treinadores acontece nas tardes de sexta e sábado, dias 5 e 6 de agosto, durante a realização da terceira etapa da temporada 2022

A Clínica Técnica CIMTB Michelin, com treinadores de todo o país, está na programação da terceira etapa da competição na temporada de 2022, que será realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, no Parque Municipal do Itaim, em Taubaté (SP). Para participar, os interessados devem chegar 15 minutos antes do início na secretaria do evento, para instalar numeral da bike e receber as primeiras orientações. As vagas são limitadas para cada treinador.

Os treinadores

São três os treinadores já confirmados para dar aulas na Clínica Técnica da CIMTB Michelin em Taubaté: Patrícia Loureiro, Valmor Hausmann e João Sodré. As clínicas acontecem na tarde de sexta e sábado, dias 5 e 6, sempre com o início às 16h, e término previsto para às 17h30.

Valmor Hausmann

“A clínica é para pessoas que estão começando a pedalar, que às vezes competem nas provas de maratona, mas só sabem fazer força. Ou seja, a ideia é aprender fundamentos básicos e tentar executar alguma coisa na pista, mas nada tão extraordinário e nem difícil. Quem tem um nível melhor vai conseguir fazer e, quem não tem, vai ter ideia de como funciona a parte de execução e repetição, como levantar a roda, como usar o freio, esse tipo de coisa”, então explica Valmor Hausmann.

O objetivo da ação é dar oportunidade para os competidores inscritos na CIMTB Michelin de fazerem a leitura de cada trecho técnico da pista com o auxílio de profissionais. Com isso, o atleta terá maior chance de fazer uma prova mais rápida e segura, reduzindo também o número de acidentes nos treinos e na competição.

João Sodré

“Basicamente, temos um tempo curto para trabalhar tudo que precisa ser falado sobre a pilotagem em uma bike de cross country. Mas, ali passamos o básico e essencial em relação a manobras e a segurança, que o atleta tem que priorizar. Falamos sobre posicionamento de ataque, os pés na hora de curvar, as mãos na hora de frear e na troca de marcha. Como exercer pressão na bicicleta no solo, como fazer manobras e transpor obstáculos”, assim comenta João Sodré.

“Acredito que a questão associada à frenagem é um dos maiores erros que o pessoal costuma cometer. Porque, ao enforcar demais o manete, acabam arrastando demais as rodas e perdem a aderência dos pneus. Ou seja, acabam se acidentando por conta de um uso exacerbado dos freios. Esse é o tema que eu mais costumo falar com a turma. Calibragem dos pneus, troca de marchas, suspensão, entre outros temas, são bastante falados também”, então complementa Sodré.

Patrícia Loureiro

Cada treinador tem uma percepção da clínica de forma diferenciada. Alguns, fazem questão de atender os ciclistas menos experientes, como é o caso de Valmor Hausmann e João Sodré. Já em outros casos, como o da treinadora Patrícia Loureiro, opta-se por só atender atletas com uma certa experiência e um contato prévio em aulas anteriores.

“É muito importante o pessoal compreender que na Clínica Técnica não é hora de aprenderem a fazer algum obstáculo. Na pista, a gente faz o reconhecimento dos obstáculos para a competição. No meu caso, atendo pessoas que já fizeram aula comigo, que já sabem saltar, passar em rock garden, fazer corretamente as curvas, análise de linhas etc. Aí, fazemos o reconhecimento técnico para competição, algo bem diferente de um curso de pilotagem”, por fim conta Patrícia Loureiro.

Clínica Técnica CIMTB Michelin

Este é um projeto da CIMTB Michelin que abre as pistas de competição para treinadores que queiram, neste horário, atender seus atletas inscritos. A ideia é propagar o conhecimento e a cultura do mountain bike de forma aplicada, garantindo a melhora da técnica e o aumento da percepção das possibilidades que a bicicleta pode proporcionar ao ciclista, aumentando a segurança e diversão.

Inscrições para Taubaté no último dia

As inscrições para Taubaté podem ser feitas diretamente no site do Sprinta até esta terça-feira, dia 2 de agosto, com o pagamento por meio de PIX ou cartão de crédito. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o início do mês de agosto no município do Vale do Paraíba, em São Paulo.

Assim mais informações no site.

Foto divulgação CIMTB / Ultrafotos

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.