Saiba mais sobre as três pistas da CIMTB em Nova Lima

cimtb

Disputa, entre 23 e 25 de junho, será realizada de forma inédita na cidade, que é considerada o berço do mountain bike em Minas Gerais

Neste mês de junho, Nova Lima (MG) sediará pela primeira vez uma etapa da Copa Internacional de Mountain Bike. De 23 a 25, a cidade receberá competidores de todo o Brasil e de outros países sul-americanos. Nova Lima, que possui cerca de 400 km de trilhas registradas pela prefeitura para a conservação de montanhas e patrimônios naturais, é uma das líderes nacionais em ciclismo. As modalidades em destaque serão Short Track (XCC), Cross Country Olímpico (XCO) e Maratona (XCM), prometendo muita diversão e competições acirradas em diversas categorias.

O evento da CIMTB começará na sexta-feira (23) com a modalidade Short Track, que também encerrará a competição no domingo (25). Esta prova ocorre em uma pista compacta, com aproximadamente 1 km por volta, utilizando uma parte do percurso do Cross Country Olímpico. Devido ao curto percurso e duração aproximada de 20 minutos por corrida, a competição é conhecida por ser extremamente emocionante e veloz.

"O Short Track será super interativo para o público, utilizando trechos que fizeram parte do Campeonato Brasileiro de Eliminator (XCE) do ano passado, também lá em Nova Lima, na Lagoa dos Ingleses. Largada e chegada serão nos mesmos locais da Maratona e do Cross Country Olímpico, sendo muito dinâmico, com transmissão ao vivo no domingo, para as categorias júnior masculina, super elite feminina e super elite masculina", explica Rogério Bernardes, organizador da CIMTB.
XCO

A pista para a modalidade Cross Country Olímpico será de aproximadamente 5,5 km, com 130 m de altimetria acumulada por volta. O percurso é rápido, com seções técnicas e partes em florestas densas. O número de voltas necessárias para cada categoria será determinado conforme o regulamento, que pode ser encontrado no site da CIMTB. As corridas de XCO para as bicicletas elétricas, Super Elite masculina/feminina e Júnior masculina acontecerão na manhã de sábado (24). Por fim no domingo (25), as competições ocorrerão em três blocos para as categorias oficiais, com início às 8h, 10h e 12h.

"No XCO há um trecho inicial com algumas mesas, pulos e escoras. No meio dela existem drops que são muito interessantes de assistir. Um circuito realmente completo. A descida do “S”, a primeira da pista, é muito desafiadora. E os atletas passam por lá em alta velocidade, o que garante fortes emoções à disputa", conta Rogério.

Por outro lado, a pista para a modalidade Maratona, programada para ocorrer no sábado (24) às 14h, contará com um percurso de aproximadamente 15 km por volta e cerca de 300 m de desnível acumulado. No entanto, em comparação ao XCO, essa modalidade não apresenta desafios técnicos tão significativos, sendo assim mais adequada para ciclistas com menos experiência.

"A Maratona será em trilhas mais tranquilas e abertas, porém muito divertidas. Teremos a parte da volta da lagoa e também partes de estradão. Uma opção ideal para quem não se sente confortável tecnicamente no XCO. É um evento com menos intensidade. Retas maiores, subidas menos pontuais. A cadência é maior e não há aceleração o tempo inteiro. Isso gera um perfil específico de praticante do mountain bike", avalia o organizador.
Inscrições para etapa Nova Lima

As inscrições para a segunda de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2023 seguem abertas no site do evento.

Assim mais informações no site.

Foto divulgação CIMTB / Ultrafotos

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.