Ciclistas paratletas buscam superação no GFNY Bento Gonçalves

GFNY

Etapa brasileira da maratona mundial de ciclismo amador, que ocorre em 15 de outubro, recebe inscrições de paratletas que tentam superar obstáculos graças à paixão pela modalidade esportiva

É crucial promover não só a prática de atividades físicas e o cicloturismo no país, mas também focar no estímulo da inclusão social. O GFNY Bento Gonçalves, em sua segunda edição no Rio Grande do Sul, abraçou esse compromisso. A etapa brasileira desse renomado evento de ciclismo amador mundial está aberta para a participação de paratletas, demonstrando assim seu comprometimento com a diversidade. A prova está marcada para o dia 15 de outubro, em seis cidades da encantadora Serra Gaúcha.

São diversas histórias de ciclistas com uma característica em comum: a superação. Um desses exemplos é de Lucas Fernandes Dorneles. Aos 30 anos de idade, o funcionário público participará do GFNY Bento pelo segundo ano consecutivo. Sua trajetória com o ciclismo começou em 2014.

“Após o final do tratamento de um câncer foi preciso fazer a amputação da minha perna esquerda. Desde então, a bike se tornou uma espécie de válvula de escape. Serviu como terapia, pois passava horas pedalando em grupo ou sozinho, dependendo do dia”, conta emocionado.

Nessa trajetória, foram vários os desafios encontrados no caminho.

“Já tive momentos não tão bons em cima da bike, como uma lesão que me fez abandonar uma prova de 200 km e uma queda na qual infelizmente quebrei a clavícula e me deixou uns meses parado. Mas, após esses episódios, passei a me dedicar e participar do campeonato gaúcho de ciclismo. Então percebi que o mais legal é ver o esforço coletivo que existe durante um pedal”, comenta.

Esse ingresso na competição estadual o fez campeão gaúcho em sua categoria e proporcionou o ingresso na sua atual equipe, a Raptors. Embora a desmotivação, dificuldades com os equipamentos para a prática da modalidade e a rotina pesada tenha o desgastado ao longo dos anos, recentemente o gosto pelo ciclismo foi restabelecido com a perspectiva de participação em mais um GFNY.

“Fazem alguns meses que retornei aos treinos na academia e, agora, reiniciei os pedais na bike para acumular horas em preparação para a prova. Vou ao GFNY pela segunda vez com o objetivo de aproveitar ao máximo o evento e curtir o percurso, que certamente será espetacular e desafiador, assim como foi na primeira vez”, destaca.

Desde que iniciou com as provas, em 2016, o sentimento é de buscar sempre estar motivado para que possa seguir pedalando, mesmo com os percalços do caminho. Um deles é a necessidade de uma nova prótese para a perna esquerda.

“Estou até realizando uma vaquinha online para conseguir adquiri-la”, revela (para quem desejar contribuir, é possível doar pelo link . “O ciclismo não é só alegrias. Há muitos momentos difíceis, especialmente no dia a dia. Mas tive experiências incríveis, conheci muitos lugares que nem imaginava que existia e construí parcerias muito importantes para que a paixão pelo ciclismo só aumentasse”, relembra.

Outra história que inspira é do bento-gonçalvense Jolmir Stanislososki. Aos 48 anos, o auxiliar de produção sofreu um acidente em 2017 que ocasionou a perda da mão direita. Logo após o ocorrido, foram 12kg a mais e uma série de complicações de saúde provocadas pelo sedentarismo e a consequente desmotivação. Foi nesse contexto que o ciclismo entrou em sua vida.

“Comecei a pedalar em 2018, por conta própria. Foi necessário adaptar o guidão da bicicleta para o apoio do braço direito. Hoje, treino em casa durante a semana, em um equipamento que eu mesmo adaptei para pedalar, e na estrada com um grupo de amigos aos finais de semana”, explica.

O ciclista participou do GFNY Bento no ano passado e espera melhorar ainda mais o desempenho em outubro.

“Treino por conta própria, mas sempre com constância. Fiz o trajeto mais longo em 2022, mesma distância que pretendo fazer agora. Estou bem animado e motivado para pedalar no GFNY”, conta o atleta que já participou de provas em diversas cidades do RS e de Santa Catarina.
Serviço
  • O que: GFNY Bento Gonçalves 2023, etapa brasileira do desafio mundial de ciclismo amador GranFondo New York
  • Onde: em Bento Gonçalves-RS
  • Quando: dia 15 de outubro de 2023

Assim mais informações no site da prova.

Fotos divulgação Sportograf / Acervo pessoal Jolmir Stanislososki

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.