Ulan conquista o bicampeonato da CIMTB

Atleta venceu o Short Track (XCC) e viu o seu companheiro de equipe, Cainã, conquistar o título de 2023 do XCC. Entre as mulheres, vitória de Karen no XCC e título da temporada para Isabella.

No último domingo, dia 24, encerrou-se mais uma temporada emocionante da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB). O evento, que aconteceu no Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas (MG), contou com as competições de Cross Country Olímpico (XCO) e Short Track (XCC). Nas disputas mais importantes do dia, envolvendo as Super Elites Masculina e Feminina, tivemos Ulan Galinski e Karen Olimpio como grandes vencedores. Com essa vitória, Ulan assegurou o bicampeonato geral da competição, sendo campeão em 2020 e também em 2023. Seu colega de equipe, Cainã Oliveira, conquistou o título do XCC. Já na categoria feminina, Isabella Lacerda brilhou ao alcançar a primeira colocação tanto no geral quanto na competição de pista reduzida.

Para garantir o título de 2023 da CIMTB, Ulan Galinski precisava finalizar a prova do Short Track deste domingo em primeiro lugar ou segundo. Ele fez uma corrida brilhante, mantendo-se na disputa pelo título durante toda a prova, mesmo enfrentando algumas dificuldades, como uma queda nas últimas voltas. Sua determinação e desempenho excepcional o levaram a cruzar a linha de chegada com a perspectiva de garantir o campeonato.

"Sem dúvida é especial conquistar esse bicampeonato. Eu lembro quando comecei a competir na Copa Internacional, que é a competição mais importante no cenário internacional. Eu ainda estava no segundo ano da categoria júnior, em 2016. Eu lembro que eu nem cheguei no pódio, era tudo tão distante para minha realidade. Mas, eu continuei acreditando. E, agora, com 25 anos, eu conquisto meu segundo título na Super Elite. Essa é uma mensagem do quanto poderoso é sonhar e ter disciplina, acreditando nos seus sonhos", comemorou Ulan. 

A felicidade foi dobrada para Ulan, quando viu seu companheiro de equipe Cainã cruzar em segundo lugar, levando as duas conquistas para a Caloi Henrique Avancini Racing. Na disputa geral, Ulan ficou com 252 pontos contra 245 de José Gabriel Marques. No Short Track, Cainã venceu por apenas um ponto de vantagem: 89 contra 88 de Nicolas Machado, o Ben10 em segundo lugar.

"Antes de Taubaté, eu nem estava entre os atletas que disputaram pelo título do Short Track. Aí, venci a prova lá na etapa paulista e acabou que fiquei entre os favoritos. Passei o sábado (23) inteiro com o Ulan fazendo os cálculos, para saber o que fazer para o título ser nosso. Sabíamos que se ele fosse primeiro ou segundo o título geral seria dele, e focamos em ajudá-lo a garantir o título e meu seria consequência. Acabou que deu certo. Consolidei meu segundo lugar na prova, mesmo com ele caindo. Fizemos a dobradinha na pista e também no campeonato de 2023", comemorou Cainã.
No Feminino

Após conquistar o título geral da Super Elite Feminina no dia anterior, bastava a Isabella Lacerda completar a prova do Short Track para garantir a dobradinha. E, assim foi feito, com a ciclista ficando em segundo lugar. Agora, ela tem cinco títulos gerais da competição e dois do Short Track.

"Volto para minha casa com as duas camisetas de campeã da temporada de 2023 da Copa Internacional, algo inédito na minha carreira. Estou muito feliz", comemorou Isabella. "Não foi o fim de semana que eu planejava em termos de desempenho, porque eu acabei adoecendo após o Campeonato Brasileiro, ficando com a imunidade baixa e uma tosse. Enfim, falei que eu viria para Congonhas porque era a Copa e eu tinha essas duas camisas para defender. Acordei com o pensamento de alinhar e, fazer igual meu amigo Catalão diz, 'se é para cair, que seja atirando'. Ou 8 ou 80. Fiz meu máximo, coloquei minha cara no vento independente de quem pudesse ser beneficiada pela minha estratégia", explicou Isabella. 

A vitória da prova foi Karen Olimpio, que também conquistou uma dobradinha, mas a da etapa de Congonhas, ao vencer as duas corridas: XCO e XCC. Assim, Karen garantiu 40 pontos nos rankings olímpico e mundial.

"O XCC foi bem intenso, como sempre. Circuito curto e batimento alto. Estou muito feliz com meus dois resultados no fim de semana. Ótima temporada, com as coisas fluindo bem. Performance boa, pensando nos grandes objetivos que temos pela frente. Quarta prova que venci nesta temporada, de nove corridas que teve neste campeonato de 2023. Ou seja, fui bem constante e estou bem feliz por isso", enalteceu Karen.
Resultados completos

Para conferir resultados e classificação completa de todas as baterias deste domingo e também dos outros dois dias da Copa Internacional em Congonhas, acesse o nosso site e clique na aba Resultados >Resultados 2023.

Assim mais informações no site da prova.

Fotos divulgação CIMTB / Ultrafotos

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.