Shimano, Trek e Specialized enfrentam ação coletiva por pedivelas defeituosos

shimano

Proposta de ação coletiva busca julgamento por júri. Segundo ação, recall seria insuficiente e fabricantes de bicicleta teriam omitido informações sobre peças defeituosas.

A situação em torno do recall das pedivelas Hollowtech 2 da Shimano nos Estados Unidos continua se complicando cada vez mais. Isso ocorre porque, após a United States Consumer Product Safety Commission, órgão de proteção ao consumidor dos Estados Unidos, ter exigido que o fabricante realizasse o recall de 2.8 milhões de pedivelas em todo o mundo, uma ação coletiva pode resultar em um aumento significativo no número de componentes afetados.

O processo também acusa a Trek e a Specialized de “deturpar, omitir, ocultar e/ou deixar de divulgar fatos relevantes sobre a qualidade, confiabilidade e segurança dos pedaleiros, consciente e intencionalmente”.

No recall, o United States Consumer Product Safety Commission, reportou 4.519 casos de separação, que resultaram em seis ferimentos.

shimano

A Shimano oferece aos ciclistas a troca dos pedivelas por modelos equivalentes, mas somente se eles apresentarem sinais de separação após uma inspeção visual feita por mecânicos nas lojas de bicicleta.

De acordo com a ação apresentada, essa abordagem seria considerada insuficiente, uma vez que os ciclistas ficam expostos ao risco de acidentes sem terem certeza se o pedivela irá ou não quebrar. Adicionalmente, os mecânicos, incumbidos da inspeção dos componentes, estariam realizando uma avaliação puramente visual, sem a utilização de testes mais avançados, o que poderia resultar em sua responsabilização por eventuais danos ocorridos.

A ação busca uma declaração de que os pedivelas são defeituosos, uma indenização por danos compensatórios e um programa financiado pelos réus para reembolsar as despesas e danos associados aos componentes defeituosos.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

1 comentário em “Shimano, Trek e Specialized enfrentam ação coletiva por pedivelas defeituosos”

  1. Eu troquei um pé de vela defeituoso com a garantia, porém o pé de vela enviado sofreu nova avaria, e o logísta na substituiu o pé de vela. Então comprei o modelo inferior da mesma marca que uso até hoje. Com esse recall como eu serei ressarcido se tenho apenas as coroas e o lado esquerdo, porque eu me e desfiz da outra parte.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.